Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Água para Consumo Humano - Obter apoio técnico laboratorial para monitoramento da qualidade da água para consumo humano

Água para Consumo Humano - Obter apoio técnico laboratorial para monitoramento da qualidade da água para consumo humano

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Prevenção > Apoio e registro de ações
Água para Consumo Humano - Obter apoio técnico laboratorial para monitoramento da qualidade da água para consumo humano
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Apoio técnico para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, visando garantir que a água produzida e distribuída atenda aos padrões estabelecidos na Portaria de Potabilidade vigente. A ação inclui a realização de coleta e análise de amostras de água, oferecendo suporte tanto às ações de vigilância quanto às de controle da qualidade da água para consumo humano. 

    Foto: Laboratório de Controle da Qualidade da Água da Funasa no estado no Maranhão (MA).Laboratório de Controle da Qualidade da Água da Funasa no estado no Maranhão (MA)Crédito: Arquivo/Funasa.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estados, Distrito Federal e os municípios (pessoas jurídicas de direito público) responsáveis pelos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) ou pelas Soluções Alternativas Coletivas (SAC) de abastecimento de água para consumo humano.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Formalizar solicitação de apoio à Funasa

      A formalização deve ser feita pelo gestor municipal, distrital ou estadual, por meio de ofício , a ser protocolado como pedido de apoio junto à Funasa.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      O proponente pode enviar o ofício de solicitação para uma das unidades da Funasa, por meio dos endereços de e-mail constantes na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos

        Postal : 

      O proponente pode enviar ofício de solicitação para uma das unidades da Funasa, por meio de correspondência tradicional, de acordo com os endereços disponíveis na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos.

        Presencial : 

      O proponente pode protocolar ofício de solicitação de apoio diretamente em uma unidade da Funasa, nos endereços disponíveis na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ofício de solicitação de apoio.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Planejar as ações de apoio

      Após a análise e aprovação para atendimento da demanda, conforme a disponibilidade técnica e financeira, a Superintendência Estadual da Funasa (Suest), de acordo com a área do pleito, deve reunir-se com o proponente e elaborar um Plano de Ação para a execução das atividades, por meio do Serviço de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua) da Divisão de Saúde Ambiental (Disam) da Suest, com vistas a realizar as atividades necessárias para a coleta e análise de amostras de água.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      O solicitante deve reunir-se com a Saqua/Sesam da Superintendência Estadual da Funasa em local a combinar ou em uma unidade descentralizada da Fundação, de acordo com a área da demanda, nos endereços constantes na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos

      Tempo estimado de espera :  Até 16 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Diagnóstico situacional;

      • Levantamento de custos operacionais;

      • Plano de Amostragem; e

      • Plano de Ação para execução das atividades.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Realizar as ações de apoio

      O serviço pode ser prestado in loco, por meio de uma Unidade Móvel para o Controle da Qualidade da Água (UMCQA) ou no laboratório da Superintendência Estadual da Funasa, para onde deve ser enviada uma amostra da água para análise laboratorial. No caso in loco, a UMCQA funcionará como laboratório de campo.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      A Funasa envia uma Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (UMCQA).

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Laudos de Qualidade da Água; e

      • Relatório final das atividades desenvolvidas.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 16 e 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato


    Pelo canal da Ouvidoria em http://www.funasa.gov.br/ouvidoria.


    Conheça mais sobre a ação ou programa em http://www.funasa.gov.br/seguranca-e-qualidade-da-agua-para-consumo-humano.


    Este é um serviço do(a) Fundação Nacional de Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 9.433/1997;

    • Lei nº 11.445/2007;

    • Lei nº 14.026/2020;

    • Decreto nº 7.217/2010;

    • Decreto nº 11.531/2023;

    • Decreto nº 11.599/2023; 

    • Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 28/2024;

    • Portaria de Consolidação nº 5/2017, Anexo XX;

    • Portaria GM/MS nº 888/2021;

    • Portaria Funasa nº  4.123/2021; e

    • Portaria Funasa nº 4.461/2021.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia no atendimento aos usuários, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, art. 5º, inciso X.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue terão atendimento prioritário, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter apoio para implantação da Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita
  • Obter apoio técnico e financeiro para implementação de projetos de elaboração de planos de segurança da água
  • Obter apoio financeiro para implementação de projetos de estruturação de laboratórios públicos de análises de água para consumo humano
  • Obter apoio financeiro para implementação de projetos de fluoretação de água para consumo humano
  • Obter apoio financeiro para implementação de projetos de sistemas de abastecimento de água
  • Tratamento e oferta de água em situações de desastres
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: águaassistência técnicatratamento de água
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
31% 69%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca