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Você está aqui: Página Inicial Serviços Água para Consumo Humano - Obter apoio emergencial no tratamento e disponibilização de água para consumo humano em situações de desastres

Água para Consumo Humano - Obter apoio emergencial no tratamento e disponibilização de água para consumo humano em situações de desastres

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Urgências e Emergências
Água para Consumo Humano - Obter apoio emergencial no tratamento e disponibilização de água para consumo humano em situações de desastres
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Apoio no abastecimento de água emergencial de populações vitimadas por desastres naturais e/ou antropogênicos de localidades em situações de risco à saúde, por meio de Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez (UMTA) da Funasa, cujo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) local esteja comprometido ou ineficaz, com vistas a mitigar impactos negativos relacionados a saúde em áreas urbanas e rurais. Nestas situações a Funasa atua, de maneira complementar às ações da Defesa Civil e demais órgãos parceiros, com ações de apoio ao controle da qualidade da água para consumo humano, além de atividades educativas e de mobilização social. A Fundação poderá apoiar tecnicamente com análises iniciais da água bruta.

    Foto: Maquete da Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez da Funasa.Crédito: Arquivo/Funasa.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estados, municípios e órgãos públicos atuantes em situações de desastre (pessoas jurídicas de direito público) de locais cujos mananciais não ultrapassem 30uT de turbidez e que não estejam susceptíveis à contaminantes diretos ou indiretos de esgotos domésticos e ou efluentes industriais.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acionar a Funasa

      O acionamento será feito por algum órgão parceiro atuante em desastres (Prefeituras, Defesa Civil, Comitê de crise, CENAD, Exército, etc.) - via ofício – que atuará com um Grupo Estadual de Resposta em Desastres (GRD), seguindo o Protocolo de Atuação da Funasa em situações de Desastres, coordenado pela Coordenação de Projetos, Pesquisas e Ações Estratégicas em Saúde Ambiental (Copae) da Funasa. O GRD se reunirá com os órgãos parceiros ou demandantes para levantar as informações iniciais.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      desam.copae@funasa.gov.br

        Presencial : 

      O proponente pode protocolar ofício de solicitação de apoio diretamente em uma unidade da Funasa, nos endereços constantes na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ofício de solicitação de apoio.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Planejar as ações de apoio

      É a concepção de uma série de atividades que devem estar em consonância com o Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres. Na fase de Planejamento será necessário realizar uma reunião com os órgãos parceiros e com o Comitê de Crise local para conhecer as necessidades e demandas da ocorrência. Essa reunião deve ser registrada em ata que especifique as atividades e responsabilidades de cada órgão parceiro e do GRD Estadual e, posteriormente, deve ser encaminhada para a Copae.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      desam.copae@funasa.gov.br

        Presencial : 

      O solicitante deve se reunir com o CRD Estadual da Funasa em local a combinar ou em uma unidade descentralizada da Fundação, de acordo com o área da demanda, nos endereços constantes na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário padrão de levantamento situacional;

      • Cronograma de atividades planejadas; e

      • Checklist e levantamento de custos das atividades do GRD Estadual da Funasa.

      Caso onde o GRD Estadual esteja atuando para dar apoio a um abrigo, albergue, acampamento, assentamento, temporário, entre outros
      • Formulário de Levantamento situacional de abrigos e similares.

      Tempo de duração da etapa

      Até 48 hora(s)
    3. Realizar as ações de apoio

      Uma vez aprovado o planejamento de ações, a realização das atividades inicia-se com o deslocamento do GRD Estadual (ou equipe técnica) e insumos necessários para local afetado. Chegando lá, o GRD Estadual desenvolverá imediatamente as tarefas distribuídas na etapa de planejamento e estabelecidas no cronograma. Caso não haja UMTA no estado da demanda, a Funasa providenciará o deslocamento do equipamento e do corpo técnico adequado de outro estado para o atendimento.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      O solicitante e o CRD Estadual da Funasa se deslocam ao local com a Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez (UMTA) e prestam o serviço in loco.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de coleta de água;

      • Formulário para levantamento de informações gerais dos sistemas de abastecimento;

      • Formulário para avaliações preliminares de danos no sistema de abastecimento de água – Adutoras e Rede de Distribuição;

      • Plano de Trabalho das atividades relativas à UMTA;

      • Cronograma de execução de ações da UMTA; e

      • Relatório final das atividades desenvolvidas pelo GRD.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 8 e 15 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo canal da Ouvidoria em http://www.funasa.gov.br/ouvidoria.

    Conheça mais sobre a ação ou programa em http://www.funasa.gov.br/acoes-estrategicas-em-saude-ambiental-para-reducao-dos-riscos-a-saude-humana.


    Este é um serviço do(a) Fundação Nacional de Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 12.340/2010;

    • Lei nº 12.608/2012;

    • Decreto nº 11.219/2022;

    • Portaria de Consolidação nº 5/2017, Anexo XX;

    • Portaria GM/MS nº 888/2021;

    • Portaria Funasa nº 7.588/2018;

    • Portaria Funasa nº 7.559/2018; 

    • Portaria Funasa nº 7.560/2018.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia no atendimento aos usuários, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, art. 5º, inciso X.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue terão atendimento prioritário, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: águaemergênciacatástrofe
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