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Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada - IFMG

Info

Educação e Pesquisa

Capacitações > Para todos
Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada - IFMG " Matricula em Curso FIC"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O curso de qualificação profissional, nos termos da Lei n° 9.394/1996 (LDB), alterada pela Lei n° 11.741/2008 e, ainda, pelo Decreto n° 8.268/2014, trata-se de curso de Educação Profissional e Tecnológica de livre oferta, destinado à formação de trabalhadores para ingresso ou reingresso no mundo do trabalho, para qualificação e atualização/aprimoramento profissional, e/ou para a elevação de escolaridade do trabalhador.

    O curso será aberto à participação da população, ofertado de forma gratuita e desenvolvido consoante à capacidade de aproveitamento dos educandos e atenderá demandas específicas da comunidade do entorno de cada campus ou dos arranjos produtivos, sociais e culturais, em consonância com a realidade local e regional.

    Poderá ser ofertado nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em módulos ou sequencial, dependendo da especificidade da demanda apresentada. Os cursos poderão se enquadrar nas seguintes formas:

    -Formação Inicial: compreende cursos que contemplam um conjunto de saberes que habilitam o egresso do curso FIC ao início do exercício profissional, associado ou não à elevação da escolaridade;

    -Formação Continuada: compreende cursos de atualização profissional, que ampliam a formação inicial do trabalhador.

    Quem pode utilizar: Jovens e adultos com idade superior a 14 (quatorze) anos. Os critérios de seleção são definidos nos editais divulgados pelas unidades do IFMG.

    Etapas para realização do serviço: O serviço de matrícula em cursos FIC do IFMG, presencial ou à distância, é realizado por meio de requerimento submetido ao campus ofertante do curso, conforme edital relacionado.

    Cursos FIC também são disponibilizados por meio da Plataforma +IFMG (mais.ifmg.edu.br) que reúne cursos à distância de diversas áreas do conhecimento. Neste caso o serviço de matrícula ocorre pela própria plataforma.

    Após a matrícula, todos os discentes serão cadastrados pelo IFMG no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e migrados para a Plataforma Nilo Peçanha (PNP).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar matrícula em curso de Formação Inicial e Continuada
      • Cursos da Plataforma +IFMG: acessar a plataforma https://mais.ifmg.edu.br/maisifmg/ e realizar seu cadastro e matrícula nos cursos que desejar.
      • Cursos fora da Plataforma +IFMG: verificar o procedimento no edital de seleção ou no setor de extensão do campus/unidade ofertante do curso.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Endereços físicos dos campi do IFMG que podem ser encontrados na nossa página: https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/nossas-unidades

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

        Web : 

      Endereço eletrônico do IFMG: www.ifmg.edu.br
      Plataforma +IFMG: www.mais.ifmg.edu.br

      Mecanismos para a consulta pelos usuários acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado: para cursos da Plataforma +IFMG: por meio do link https://mais.ifmg.edu.br/maisifmg/ Para outros cursos: conforme etapas do edital de seleção ou no setor de extensão do campus/unidade ofertante do curso.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Na indisponibilidade do sistema entrar em contato com o setor de extensão do campus/unidade ofertante do curso, pelo e-mail suporte.mais@ifmg.edu.br .

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento de Matrícula;

        Documento de Identidade;

        CPF;

        E-mail.

      Tempo de duração da etapa

      Até 2 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 2 e 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Reitoria: PROEXC - telefone: (31) 2513-5135 - e-mail: proex@ifmg.edu.br . Site: https://www.ifmg.edu.br/portal/extensao/informacoes-gerais ou https://mais.ifmg.edu.br/maisifmg/
    • Campus: Setor de Extensão de cada Campus. Contatos em  https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/nossas-unidades.


    Para acionar a Ouvidoria, faça o registro de manifestação pelo Fala.BR. Antes de registrar o seu pedido no Fala.BR, verifique se a informação que você deseja já não está disponível no nosso site ou através dos contatos indicados acima.


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Capacitação;Formação Profissional;Formação Continuada.
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