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Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada - IFB

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada - IFB " Fazer matrícula nos Formação Inicial e Continuada - IFB" , " Fazer matrícula em cursos de curta duração - IFB"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Para a realização da MATRÍCULA é necessário que o cidadão tenha participado do processo seletivo e tenha sido CONVOCADO para a efetivação de sua matrícula.

    O candidato deve ficar bastante atento aos prazos dispostos nos editais de convocação, pois apenas nos dias estabelecidos e definidos nesses documentos oficiais que as matrículas poderão ser realizadas.

    As convocações para matrícula ocorrem até que o número de vagas seja preenchido. Portanto, pode ocorrer uma ou mais chamadas durante o período de matrículas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos que participaram do processo de seleção (de acordo com os editais de seleção) e foram convocados para a realização da matrícula.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Verificação do seu nome na lista de chamada

      Consulta ao site do IFB pelo documento de Convocação para Matrícula, que é publicado de acordo com o cronograma do edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      ifb.edu.br.

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) útil(eis)
    2. Entrega da documentação para matrícula

      Caso você tenha sido CONVOCADO PARA MATRÍCULA, você deverá verificar no edital do processo de seleção a(s) forma(s) disponíveis para a realização da matrícula (se online ou presencial)

      Os documentos de comprovação de escolaridade para a realização de matrícula em cursos dependem dos tipos de oferta, dos Planos de Curso e do que eles exigem como requisitos mínimos. Para esses e outros esclarecimentos, o edital de seleção deve ser consultado.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Presencial ou on-line a depender da organização de cada campus, conforme descrito no edital.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dirigir-se ao campus ofertante do curso.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação válido e com foto;

      • Uma foto 3x4 recente. Os candidatos que, porventura, não apresentarem no ato da matrícula a foto 3x4, ficam comprometidos a entregá-la em até 30 dias, no Registro Acadêmico do campus;

      • Comprovante de residência com CEP ou declaração de próprio punho;

      • Certificado de reservista ou de dispensa de corporação para maiores de 18 anos do sexo masculino (Obs: O candidato com idade superior a 45 [quarenta e cinco] anos completos ou a completar está dispensado da apresentação do documento);

      • Formulário (conforme disposto em anexo do edital) em que declara o número de seu CPF (se este não constar no documento de identificação), do título eleitoral e/ou do número de inscrição social (Cadúnico, NIS, PIS, PASEP ou NIT, se for beneficiário de Programas Sociais); 

      • Comprovante de escolaridade (de acordo com edital).

      Candidatos que optarem pela reserva de vagas (ações afirmativas)
      • Pessoa com Deficiência (PD), oriundo de Escola Pública (EP), Autodeclarado Preto, Pardo ou Índio (PPI), Baixa Renda (até 1,5 salário mínimo por pessoa da família): a listagem da documentação comprobatória para os candidatos que optarem pela reserva de vagas (ações afirmativas) é fornecida no edital de seleção.

      Custos

      • Este serviço é gratuito para o cidadão.
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Manifestação de Interesse pela vaga remanescente

      Caso ainda restem vagas, após vencidas todas as etapas dispostas nos editais de seleção, estas poderão ser disponibilizadas à comunidade, por meio de Chamada Pública ou Convocação para preenchimento das Vagas Remanescentes a ser publicada sob responsabilidade de cada campus que ainda dispuser de vagas em aberto.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Presencial ou on-line a depender da organização de cada campus, conforme descrito no edital.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • A documentação comum para todos os casos é o documento de identidade que confirme a pessoa do candidato, podendo ser o RG, CNH, Passaporte ou outro documento oficial válido com foto.

      Custos

      • Este serviço é gratuito para o cidadão.
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 minuto(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    De acordo com o cronograma do processo seletivo.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Campus Brasília

    registroacademicobrasilia@ifb.edu.br

    • Campus Ceilândia

    cdra.ccei@ifb.edu.br

    • Campus Estrutural

    cdra.cest@ifb.edu.br

    • Campus Gama

    cdra.cgam@ifb.edu.br

    • Campus Planaltina

    cdra.cpla@ifb.edu.br

    • Campus Recanto das Emas

    cdra.crem@ifb.edu.br

    • Campus Riacho Fundo

    cdra.crfi@ifb.edu.br

    • Campus Samambaia

    cdra.csam@ifb.edu.br

    • Campus São Sebastião

    cdra.cssb@ifb.edu.br

    • Campus Taguatinga

    cdra.ctag@ifb.edu.br


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade; 
    • Respeito; 
    • Acessibilidade; 
    • Cortesia; 
    • Presunção da boa-fé do usuário; 
    • Igualdade; 
    • Eficiência; 
    • Segurança; e 
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


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  • Participar de processo seletivo para curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFB
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: matrículacursos gratuitosifb
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