O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Se você deseja fazer um curso de Educação Superior de Graduação neste Instituto, você precisa, após aprovado em processo seletivo, matricular-se no curso escolhido por meio deste serviço.
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Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos
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Etapas para a realização deste serviço
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Entrega de documentação de matrícula
O envio dos documentos de matrícula deverá ser feito por meio do formulário de matrícula disponível no edital, no período estabelecido no Cronograma definido no edital. A matrícula dos candidatos aprovados dentro do número de vagas será efetivada pelo Registro Acadêmico do Câmpus ofertante do curso, a partir do envio da documentação.
Canais de prestação
Presencial :No Registro Acadêmico do câmpus do IFSC ofertante do curso
Tempo estimado de espera : Até 1 dia(s) útil(eis)
E-mail :
E-mail do Registro Acadêmico do câmpus do IFSC ofertante do curso, disponilizado no portal do câmpusDocumentação
Documentação em comum para todos os casos-
Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto, desde que contenha o número do RG.
Os candidatos estrangeiros devem apresentar passaporte ou Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento equivalente
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Foto 3x4 (preferencialmente no formato JPG, colorida e recente – não será aceita foto que não permita a identificação do candidato)
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Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (frente e verso) e/ou diploma registrado de curso superior (frente e verso). O candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data de matrícula
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Declaração negativa de matrícula simultânea em cursos de graduação no IFSC preenchida, ou nos termos da Lei 12.089/2009, em outra instituição pública de ensino superior e que não estude com bolsa do PROUNI.
- Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
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Para candidatos menores de 18 anos: Declaração de estudantes menores de idade: arquivo PDF | arquivo editável
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Para candidatas do sexo feminino, com idade entre 12 e 40 anos: Comprovante de vacinação contra a rubéola. A comprovação deverá ser por meio da carteira de vacinação ou atestado emitido pela unidade de saúde (Lei Estadual 10.196/1996).
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Para os candidatos do sexo masculino, brasileiros natos ou naturalizados: Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar. A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no dia 1º de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos (Lei n° 4.375/1964, apresenta em seu Art. 74).
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Para candidatos brasileiros natos ou naturalizados maiores de 18 (dezoito) anos: Título de Eleitor.
Documento para candidatos cotistas-
Os candidatos aprovados a cada chamada e os convocados para manifestação de interesse em permanecer na lista de espera que optaram pelo Sistema de Cotas para Estudantes de Escolas Públicas, além dos documentos acima mencionados, deverão encaminhar documentos complementares.
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Histórico escolar do Ensino Médio contendo todas as séries/anos (frente e verso).
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Declaração preenchida de que o candidato cursou todo o Ensino Médio em escola pública brasileira.
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Candidatos com renda bruta familiar igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo nacional por pessoa: a comprovação da renda poderá ser feita por meio do envio da documentação que consta no anexo do edital.
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Candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos): autodeclaração de negro (preto e pardo) preenchida; ou
Candidatos indígenas: apresentação do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a Declaração de Pertencimento Étnico de Comunidade Indígena; ou
Candidatos quilombolas: autodeclaração de quilombola preenchida e declaração informando que é quilombola pertencente à comunidade e assinada por 3 (três) lideranças ligadas à associação da comunidade. -
Candidatos com deficiência: laudo médico, sem prazo de validade quando deficiência irreversível, atestando o tipo e o grau da deficiência, com o código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID) (sem prazo de validade).
Candidatos surdos: laudo médico atestando o tipo e o grau da deficiência, com o código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), acrescidos do exame de audiometria (sem prazo de validade).
Tempo de duração da etapa
Até 1 dia(s) corrido(s) -
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Entrega de documentação de matrícula
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 1 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoDiretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas - (48) 3877-9025 - deia@ifsc.edu.br
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço