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Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFAL

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFAL " Matrícula" , " Cursos Técnicos"
Avaliação: Sem Avaliação
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A matrícula é o vínculo formal do aluno com o Instituto e ocorre quando o aluno ingressa em algum curso técnico do Ifal, nas modalidades presencial ou a distância.

    Para a realização da matrícula é necessário que o cidadão tenha participado do processo seletivo, tenha sido convocado para efetivação de sua matrícula e apresente os documentos exigidos dentro do prazo disposto nos editais de convocação.

    O cidadão deve ficar bastante atento aos prazos dispostos nos editais de convocação, pois apenas nos dias estabelecidos e definidos nesses documentos oficiais que as matrículas poderão ser realizadas.

    As convocações para matrícula ocorrem até que o número de vagas seja preenchido, portanto, pode ocorrer uma ou mais chamadas durante o período de matrículas.

    Em geral, os editais de convocação são publicados no portal do Instituto Federal de Alagoas – IFAL em https://exame.ifal.edu.br

    Alguns editais da Educação de Jovens e Adultos – EJA podem ser publicados nos murais da Direção Geral do Campus que ofertará o curso, conforme definido em edital.

    Veja a relação de cursos ofertados pelo Ifal clicando aqui: https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/ensino/cursos

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos brasileiros e estrangeiros, na forma da lei, aprovados em processo seletivo e convocados para efetivação da matrícula, que atendam aos seguintes requisitos:

    • Para os cursos técnicos integrados: ter concluído o Ensino Fundamental;

    • Para os cursos técnicos subsequentes: ter concluído o Ensino Médio;

    • Para os Cursos de Educação de Jovens e Adultos: ter concluído o Ensino Fundamental;

    • Demais critérios estabelecidos em edital específico publicado pela instituição.

    Alunos do Instituto Federal de Alagoas que optem pela transferência interna ou reopção, após lançamento do edital e que atendam aos requisitos determinados no respectivo edital.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher formulário de matrícula e envio de documentação

      A(o) convocada(o) deverá ficar atenta(o) ao procedimento para realização da matrícula estipulado no edital, se presencial e/ou online. Em seguida, deve preencher o formulário de matrícula e providenciar a documentação exigida no edital.
      A(O) convocada(o) deverá anexar/entregar apenas documentos legíveis.
      Após o prazo de convocação para matrícula, caso a(o) candidata(o) não apresente todos os documentos exigidos no edital, terá a sua matrícula indeferida.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Presencial no Campus para a(o) qual(o) a(o) candidata(o) se inscreveu no processo seletivo, no setor indicado em edital.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

        Web : 

      Online: Preenchimento do formulário de matrícula e envio de documentos no link disponível no edital.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema estiver indisponível, entrar em contato com o Campus por meio do telefone e/ou e-mail fornecidos na página do Ifal, disponível em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento de Matrícula preenchido;

        Carteira de identidade e CPF;

        02 fotos 3x4;

        Certidão de Nascimento ou Casamento;

        Comprovante de Residência;

        Documento que comprove a situação com o Serviço Militar;

        Certidão de quitação eleitoral;

        Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, para matrícula em cursos técnicos subsequentes;

        Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental, para matrícula em cursos integrados e EJA;

      • Declaração de Composição Familiar.

        Outros documentos poderão ser requisitados através do respectivo edital.

      matricula por transferência interna
      • 1. Aguardar o lançamento do edital.

        2. Apresentar os documentos exigido no edital para solicitar a transferência externa.

        3. Após deferimento da solicitação apresentar os documentos para realizar a matrícula: os mesmos exigidos para não cotistas

        4. Aguardar o cadastro e comprovante de matrícula.

      Matrícula de ingressantes por Transferência Interna/Reopção
      • 1. Aguardar o lançamento do edital.

        2. Apresentar os documentos exigido no edital para solicitar a transferência externa.

        3. Após deferimento da solicitação apresentar os documentos para realizar a matrícula. Os mesmos exigidos para não cotistas

        4. Aguardar o cadastro e comprovante de matrícula.

         

      Matrícula por transferência ex-officio
      • 1. Preencher o requerimento e anexar os documentos que comprove a transferência ex-officio

        2. Após deferimento da solicitação apresentar os documentos para realizar a matrícula:os mesmos exigidos para não-cotistas

        3. Aguardar o cadastro e comprovante de matrícula.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber o comprovante de matrícula:

      Nessa etapa, caso todos os dados tenham sido validados pela Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Coordenação/Departamento/Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus ofertante do curso, o cidadão receberá o comprovante de matrícula, contendo as informações para acesso ao sistema acadêmico da instituição.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Para acompanhamento da matrícula ou para dúvidas, entrar em contato com a Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Coordenação/Departamento/Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus ofertante do curso. Acesse os contatos do Ifal em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem.



        E-mail : 

      Campus Arapiraca: cra.arapiraca@ifal.edu.br;
      Campus Batalha: cra.batalha@ifal.edu.br;
      Campus Benedito Bentes: cra.beneditobentes@ifal.edu.br;
      Campus Coruripe: cra.coruripe@ifal.edu.br;
      Campus Maceió: cra.maceio@ifal.edu.br;
      Campus Maragogi: cra.maragogi@ifal.edu.br;
      Campus Marechal Deodoro: cra.marechal@ifal.edu.br;
      Campus Murici: cra.murici@ifal.edu.br;
      Campus Palmeira dos Índios: cra.palmeira@ifal.edu.br;



        E-mail : 

      Campus Penedo: cra.penedo@ifal.edu.br;
      Campus Piranhas: cra.piranhas@ifal.edu.br;
      Campus Rio Largo: cra.riolargo@ifal.edu.br;
      Campus Santana do Ipanema: cra.santana@ifal.edu.br;
      Campus São Miguel dos Campos: cra.saomiguel@ifal.edu.br;
      Campus Satuba: cra.satuba@ifal.edu.br;
      Campus Viçosa: aa.cvic@ifal.edu.br.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Até o início do período letivo.

    Pode ser que ultrapasse o início do ano letivo, dependendo da quantidade de convocações para matrícula.

    O(A) estudante deverá, obrigatoriamente, renovar a matrícula a cada período letivo em data prevista no calendário acadêmico, no respectivo Campus de Ensino.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Com a Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Coordenação/Departamento/Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus ofertante do curso. Acesse os contatos do Ifal em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

        • Urbanidade;
        • Respeito;
        • Acessibilidade;
        • Cortesia;
        • Presunção da boa-fé do usuário;
        • Igualdade;
        • Eficiência;
        • Segurança; e
        • Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: EstudantesEnsino fundamentalEducação Profissional
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