O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A matrícula é o vínculo formal do aluno com o Instituto e ocorre quando o aluno ingressa em algum curso técnico do Ifal, nas modalidades presencial ou a distância.
Para a realização da matrícula é necessário que o cidadão tenha participado do processo seletivo, tenha sido convocado para efetivação de sua matrícula e apresente os documentos exigidos dentro do prazo disposto nos editais de convocação.
O cidadão deve ficar bastante atento aos prazos dispostos nos editais de convocação, pois apenas nos dias estabelecidos e definidos nesses documentos oficiais que as matrículas poderão ser realizadas.
As convocações para matrícula ocorrem até que o número de vagas seja preenchido, portanto, pode ocorrer uma ou mais chamadas durante o período de matrículas.
Em geral, os editais de convocação são publicados no portal do Instituto Federal de Alagoas – IFAL em https://exame.ifal.edu.br
Alguns editais da Educação de Jovens e Adultos – EJA podem ser publicados nos murais da Direção Geral do Campus que ofertará o curso, conforme definido em edital.
Veja a relação de cursos ofertados pelo Ifal clicando aqui: https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/ensino/cursos
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Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos brasileiros e estrangeiros, na forma da lei, aprovados em processo seletivo e convocados para efetivação da matrícula, que atendam aos seguintes requisitos:
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Para os cursos técnicos integrados: ter concluído o Ensino Fundamental;
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Para os cursos técnicos subsequentes: ter concluído o Ensino Médio;
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Para os Cursos de Educação de Jovens e Adultos: ter concluído o Ensino Fundamental;
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Demais critérios estabelecidos em edital específico publicado pela instituição.
Alunos do Instituto Federal de Alagoas que optem pela transferência interna ou reopção, após lançamento do edital e que atendam aos requisitos determinados no respectivo edital.
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Etapas para a realização deste serviço
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Preencher formulário de matrícula e envio de documentação
A(o) convocada(o) deverá ficar atenta(o) ao procedimento para realização da matrícula estipulado no edital, se presencial e/ou online. Em seguida, deve preencher o formulário de matrícula e providenciar a documentação exigida no edital.
A(O) convocada(o) deverá anexar/entregar apenas documentos legíveis.
Após o prazo de convocação para matrícula, caso a(o) candidata(o) não apresente todos os documentos exigidos no edital, terá a sua matrícula indeferida.Canais de prestação
Presencial :Presencial no Campus para a(o) qual(o) a(o) candidata(o) se inscreveu no processo seletivo, no setor indicado em edital.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Web :Online: Preenchimento do formulário de matrícula e envio de documentos no link disponível no edital.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelQuando o sistema estiver indisponível, entrar em contato com o Campus por meio do telefone e/ou e-mail fornecidos na página do Ifal, disponível em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Requerimento de Matrícula preenchido;
Carteira de identidade e CPF;
02 fotos 3x4;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Comprovante de Residência;
Documento que comprove a situação com o Serviço Militar;
Certidão de quitação eleitoral;
Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, para matrícula em cursos técnicos subsequentes;
Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental, para matrícula em cursos integrados e EJA;
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Declaração de Composição Familiar.
Outros documentos poderão ser requisitados através do respectivo edital.
matricula por transferência interna-
1. Aguardar o lançamento do edital.
2. Apresentar os documentos exigido no edital para solicitar a transferência externa.
3. Após deferimento da solicitação apresentar os documentos para realizar a matrícula: os mesmos exigidos para não cotistas
4. Aguardar o cadastro e comprovante de matrícula.
Matrícula de ingressantes por Transferência Interna/Reopção-
1. Aguardar o lançamento do edital.
2. Apresentar os documentos exigido no edital para solicitar a transferência externa.
3. Após deferimento da solicitação apresentar os documentos para realizar a matrícula. Os mesmos exigidos para não cotistas
4. Aguardar o cadastro e comprovante de matrícula.
Matrícula por transferência ex-officio-
1. Preencher o requerimento e anexar os documentos que comprove a transferência ex-officio
2. Após deferimento da solicitação apresentar os documentos para realizar a matrícula:os mesmos exigidos para não-cotistas
3. Aguardar o cadastro e comprovante de matrícula.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber o comprovante de matrícula:
Nessa etapa, caso todos os dados tenham sido validados pela Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Coordenação/Departamento/Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus ofertante do curso, o cidadão receberá o comprovante de matrícula, contendo as informações para acesso ao sistema acadêmico da instituição.
Canais de prestação
E-mail :Para acompanhamento da matrícula ou para dúvidas, entrar em contato com a Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Coordenação/Departamento/Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus ofertante do curso. Acesse os contatos do Ifal em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem.
E-mail :Campus Arapiraca: cra.arapiraca@ifal.edu.br;
Campus Batalha: cra.batalha@ifal.edu.br;
Campus Benedito Bentes: cra.beneditobentes@ifal.edu.br;
Campus Coruripe: cra.coruripe@ifal.edu.br;
Campus Maceió: cra.maceio@ifal.edu.br;
Campus Maragogi: cra.maragogi@ifal.edu.br;
Campus Marechal Deodoro: cra.marechal@ifal.edu.br;
Campus Murici: cra.murici@ifal.edu.br;
Campus Palmeira dos Índios: cra.palmeira@ifal.edu.br;E-mail :Campus Penedo: cra.penedo@ifal.edu.br;
Campus Piranhas: cra.piranhas@ifal.edu.br;
Campus Rio Largo: cra.riolargo@ifal.edu.br;
Campus Santana do Ipanema: cra.santana@ifal.edu.br;
Campus São Miguel dos Campos: cra.saomiguel@ifal.edu.br;
Campus Satuba: cra.satuba@ifal.edu.br;
Campus Viçosa: aa.cvic@ifal.edu.br.Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Preencher formulário de matrícula e envio de documentação
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimadoAté o início do período letivo.
Pode ser que ultrapasse o início do ano letivo, dependendo da quantidade de convocações para matrícula.
O(A) estudante deverá, obrigatoriamente, renovar a matrícula a cada período letivo em data prevista no calendário acadêmico, no respectivo Campus de Ensino.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoCom a Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Coordenação/Departamento/Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus ofertante do curso. Acesse os contatos do Ifal em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
• Urbanidade;
• Respeito;
• Acessibilidade;
• Cortesia;
• Presunção da boa-fé do usuário;
• Igualdade;
• Eficiência;
• Segurança; e
• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço