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Matricular-se em curso de Educação à Distância - IFB

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Matricular-se em curso de Educação à Distância - IFB
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Para a realização da MATRÍCULA é necessário que o cidadão tenha participado do processo seletivo e tenha sido CONVOCADO para a efetivação de sua matrícula.

    O candidato deve ficar bastante atento aos prazos dispostos nos editais de convocação, pois apenas nos dias estabelecidos e definidos nesses documentos oficiais que as matrículas poderão ser realizadas.

    As Convocações para Matrícula ocorrem até que o número de vagas seja preenchido. Portanto, pode ocorrer uma ou mais chamadas durante o período de matrículas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos que participaram do processo de seleção (de acordo com os editais de seleção) e foram convocados para a realização da matrícula.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Verificação do seu nome na lista de chamada

      Consulta ao site do IFB pelo documento de Convocação para Matrícula, que é publicado de acordo com o cronograma do edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      Portal EaD IFB.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dirigir-se ao campus ofertante do curso.

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) útil(eis)
    2. Entrega da documentação para matrícula

      Caso você tenha sido convocado para matrícula, você deverá verificar no edital do processo de seleção a(s) forma(s) disponíveis para a realização da matrícula (se online ou presencial).

      Os documentos de comprovação de escolaridade para a realização de matrícula em cursos dependem dos tipos de oferta, dos Planos de Curso e do que eles exigem como requisitos mínimos. Para esses e outros esclarecimentos, o edital de seleção deve ser consultado.

      Canais de prestação

        Web : 

      ifb.edu.br.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dirigir-se ao campus ofertante do curso.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação válido e com foto;

      • Uma foto recente (os candidatos que, porventura, não apresentarem a foto no ato da matrícula, ficam comprometidos a entregá-las em até 30 dias no Registro Acadêmico do campus);

      • Comprovante de residência com CEP ou declaração de próprio punho;

      • Certificado de reservista ou de dispensa de corporação, para maiores de 18 anos do sexo masculino (Obs: O candidato com idade superior a 45 [quarenta e cinco] anos completos ou a completar está dispensado da apresentação do documento);

      • Formulário (conforme disposto em anexo do edital) em que declara o número de seu CPF (se este não constar no documento de identificação), do título eleitoral e/ou do número de inscrição social (Cadúnico, NIS, PIS, PASEP ou NIT) se for beneficiário de Programas Sociais;

      • Comprovante de escolaridade (de acordo com o edital de seleção).

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) útil(eis)
    3. Manifestação de Interesse pela vaga remanescente

      Caso ainda restem vagas, após vencidas todas as etapas dispostas nos editais de seleção, estas poderão ser disponibilizadas à comunidade, por meio de Chamada Pública ou Convocação para preenchimento das Vagas Remanescentes a ser publicada sob responsabilidade de cada campus que ainda dispuser de vagas em aberto.

      Canais de prestação

        Web : 

      ifb.edu.br.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dirigir-se ao campus ofertante do curso.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • A documentação comum para todos os casos é o documento de identidade que confirme a pessoa do candidato, podendo ser o RG, CNH, Passaporte ou outro documento oficial válido com foto.

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    De acordo com o cronograma do processo seletivo.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Campus Brasília
    registroacademicobrasilia@ifb.edu.br

    Campus Ceilândia
    cdra.ccei@ifb.edu.br

    Campus Estrutural
    cdra.cest@ifb.edu.br

    Campus Gama
    cdra.cgam@ifb.edu.br

    Campus Planaltina
    cdra.cpla@ifb.edu.br

    Campus Recanto das Emas
    cdra.crem@ifb.edu.br

    Campus Riacho Fundo
    cdra.crfi@ifb.edu.br

    Campus Samambaia
    cdra.csam@ifb.edu.br

    Campus São Sebastião
    cdra.cssb@ifb.edu.br

    Campus Taguatinga
    cdra.ctag@ifb.edu.br


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade; 
    • Respeito; 
    • Acessibilidade; 
    • Cortesia; 
    • Presunção da boa-fé do usuário; 
    • Igualdade; 
    • Eficiência; 
    • Segurança; e 
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MatrículaEADCursos gratuitos
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