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Matricular-se em ações de extensão (curso, evento ou projeto) – UFRGS

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Educação e Pesquisa

Gestão Educacional > Instituições de Ensino Superior
Novo
Matricular-se em ações de extensão (curso, evento ou projeto) – UFRGS
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Serviço que permite que o usuário realize inscrição para participar de cursos, eventos ou projetos de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Cada ação de extensão oferecida pela universidade tem autonomia para definir o seu processo de seleção.

    Existem várias modalidades de cursos de extensão, como:

    1. Cursos online, autoinstrucionais, abertos e gratuitos a qualquer pessoa. Disponíveis na Plataforma Lúmina em https://lumina.ufrgs.br/.

    2. Cursos de iniciação ou atualização que não exigem escolaridade mínima, abertos aos candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso

    3. Cursos sequenciais, exigem ensino médio ou equivalente, abertos aos candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso

    4. Cursos de aperfeiçoamento, que exigem nível superior, abertos aos candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas físicas que atendam aos requisitos estabelecidos em cada ação de extensão.

    Dependerá de cada ação de extensão.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Inscrever-se no processo seletivo

      No Portal da Extensão, o usuário deverá seguir as instruções de acesso e escolher uma das ações com inscrições disponíveis.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acessar o sítio https://www.ufrgs.br/prorext/central-do-extensionista/portal/ 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Acessar resultado do processo seletivo

      Está etapa serve para verificar o acompanhamento do resultado, sendo que todo o trânsito de informações ocorre diretamente no e-mail do candidato.

      Canais de prestação

        E-mail : 

         E-mail :  O candidato deverá acessar sua conta de e-mail para verificar se foi selecionado para participar da ação de extensão.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Atendimento conforme detalhes nas informações do curso de extensão solicitado.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Av. Paulo Gama, 110 – Reitoria, 5° andar
    Bairro Farroupilha – Porto Alegre/RS – CEP: 90040-060
    prorext@prorext.ufrgs.br

    +55 51 3308.3374 (segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30)


    Este é um serviço do(a) Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Participar de Processo Seletivo para curso de Pós-graduação – UFRGS
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Curso de ExtensãoUfrgsMatrícula
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