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Você está aqui: Página Inicial Serviços Homologar veículo adquirido em Leilão

Homologar veículo adquirido em Leilão

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Terrestre > Trânsito
Homologar veículo adquirido em Leilão " Veículo Adquirido em Leilão" , " Concessão de marca, modelo e versão" , " Veículo de Leilão"
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A Senatran conceder Ofício com o código específico de marca/modelo/versão para fins de registro e licenciamento de veículo adquiridos através de leilão para pessoa física ou jurídica.

    Para veículos novos, arrematados em leilão e que já possuem código de marca/modelo/versão, respeitado os limites de no máximo 20 unidades de mesma marca/modelo/versão para veículos automotores de 4 ou mais rodas, e de no máximo 100 unidades de mesma marca/modelo/versão para veículos automotores de ou 3 rodas.

    Para os veículos novos que já possuem código de marca/modelo/versão e que ultrapassem os limites descritos no parágrafo acima, bem como os veículos novos sem código de marca/modelo/versão, o interessado deve atender integralmente o exposto na Portaria SENATRAN nº 990/2022 apresentando, inclusive, os ensaios de segurança previstos no Anexo XI daquele regulamento.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física ou Pessoa jurídica .

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Envio dos documentos por meio de peticionamento eletrônico

      Você deverá enviar os documentos necessários para a solicitação do serviço pelo Peticionamento eletrônico SISCAT - acesse aqui.

      Canais de prestação

        Web : 

      Dados para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU)

      Unidade Gestora: 390033

      Gestão: 00001 – TESOURO NACIONAL

      Nome da Unidade: SECRETARIA NACIONAL DE TRÂNSITO;

      Código de recolhimento: 28827-6 – Certificação de produtos e serviços

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

       

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Requerimento
        • Cópia autenticada dos documentos de identificação do interessado; 
        • Instrumento de constituição da empresa CNPJ ou documento de identidade e CPF;
        • Instrumento público de procuração, com poderes específicos para esse fim, não admitido o substabelecimento (na hipótese de representação por procurador);
        • Laudo de Vistoria emitido pelo DETRAN ou por Empresa de Vistoria Credenciada – ECV;
        • Documentação do Leilão:
        • Cópia da publicação do Edital do leilão no Diário Oficial da União; 

          Relação de mercadorias anexa ao Edital; 

          DARF; 

          CNPJ do órgão leiloeiro; 

          Nº do Motor do veículo; e 

      • Documentação da Portaria SENATRAN nº 990/2022:

        Anexo III – Identificação Veicular;

        Anexo IV - Informações Técnicas do Veículo;

        Anexo V – Legislação Complementar (com exceção da comprovação de atendimento à legislação ambiental emitida pelo IBAMA, já que este documento é obtido pelo importador do veículo).

      Custos

      • Para a concessão de cada CAT
        R$ 266,00

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) útil(eis)
    2. Aguardar análise da documentação

      Se houver pendência na documentação, a Senatran entrará em contato por e-mail. 

      Canais de prestação

        Web : 

       Peticionamento via SISCAT: https://siscat.Senatran.serpro.gov.br/#/autenticacao/login

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mail para informações: cat@transportes.gov.br  

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) útil(eis)
    3. Cadastrar marca/modelo/versão no Renavam

      Emitir o Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito (CAT) ou Ofício de marca/modelo/versão; e envio do CAT ou Ofício por e-mail ao requerente. 

      Canais de prestação

        Web : 

       Peticionamento via SISCAT: https://siscat.Senatran.serpro.gov.br/#/autenticacao/login 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mail para informações: cat@transportes.gov.br  

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    No caso de pendências, a reanálise ocorrerá em 60 dias da data de apresentação das informações complementares. Se houver pendência na documentação, a SENATRAN entrará em contato por e-mail.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail para informações: cat@transportes.gov.br  


    Este é um serviço do(a) Ministério dos Transportes . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Resolução CONTRAN nº 912, de 28 de março de 2022;

      Resolução CONTRAN nº 941 de 28 de março de 2022; e

      Portaria SENATRAN nº 990/2022 e suas alterações.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Obter parcelamento de pagamento de bem arrematado em juízo

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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: veículo adquirido em leilão leilão concessão de marca, modelo e versão CAT leilão
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