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Capacitar-se com o Curso Online de Atendimento ao Turista - Brasil de Braços Abertos

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Viagens e Turismo

Turismo > Serviços Turísticos
Capacitar-se com o Curso Online de Atendimento ao Turista - Brasil de Braços Abertos (BBA) " Brasil Braços Abertos"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Curso de Atendimento ao Turista, 100% online e gratuito, com carga horária total de 80 horas e certificado de conclusão validado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e Ministério do Turismo.

    Destinado a cidadãos com idade a partir de 15 anos e que, preferencialmente, tenham concluído o ensino fundamental.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos que, preferencialmente, tenham concluído o ensino fundamental, com idade igual ou superior à 15 (quinze) anos.

    Deverá ser cursado por meio de dispositivo eletrônico com acesso à internet. Efetuar a inscrição, iniciar o curso, concluir e emitir o certificado.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Efetuar inscrição como aluno para realizar o curso online

      O cidadão deve acessar o endereço eletrônico https://qualifica.turismo.gov.br/course/view.php?id=37&page=introduction.

      Efetuar a inscrição com o preenchimento do cadastro e iniciar imediatamente o curso.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://qualifica.turismo.gov.br/course/view.php?id=37&page=introduction

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dúvidas podem ser esclarecidas pela página oficial do Ministério do Turismo: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/brasil-bracos-abertos

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Não é necessário apresentar nenhum documento de comprovação.

      Custos

      • Gratuito
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Realizar o curso online

      O aluno deverá acessar todo o conteúdo do Curso de Atendimento ao Turista que é organizado em três módulos: Atendimento; Comunicação e Transversal.

      Os prazos de inscrição e conclusão do curso são divulgados na plataforma Qualifica Turismo.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dúvidas podem ser esclarecidas pela página oficial do Ministério do Turismo: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/brasil-bracos-abertos

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Emitir o certificado do curso concluído

      O certificado somente estará disponível após o aluno concluir todo o conteúdo do curso e informar o seu CPF.

      O certificado não precisa de assinatura manual. A plataforma tecnológica verifica a autenticidade do documento pelo botão "Validar". Ele é reconhecido pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e pelo Ministério do Turismo, sendo válido como curso de extensão de 80 horas.

      Canais de prestação

        Web : 

      Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dúvidas podem ser esclarecidas pela página oficial do Ministério do Turismo: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/brasil-bracos-abertos

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Oferta 2021/2022


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para contatar o serviço para dúvidas, clique no botão Suporte na página da plataforma Qualifica Turismo.


    Este é um serviço do(a) Ministério do Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Os prazos de inscrição e conclusão do curso são divulgados na plataforma Qualifica Turismo.


    Legislação
    • Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Curso Online Gestor de Turismo
  • Cadastrar-se no Site e App Turismo Acessível
  • Cadastrar Guia de Turismo
  • Participar de cursos de curta duração
  • Solicitar o Selo Turismo Responsável
  • Participar de cursos de qualificação profissional - Fiocruz
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: EducaçãoCursoQualificaçãoAtendimentoTurismoEaD
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