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Obter solução digital para registro de entrada e saída de veículos em estoque (Renave)

Info

Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Suporte Digital
Obter solução digital para registro de entrada e saída de veículos em estoque (Renave)
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Obter solução digital para registro de entrada e saída de veículos em estoque (Renave) é um serviço que disponibiliza uma solução digital de compra, venda e gestão de estoque de veículos automotores no país, de forma que a transferência da propriedade do veículo seja efetuada de maneira rápida, com custo reduzido, digital e seguro. Trata-se de uma solução WebService e utiliza API para sua integração e, por isso, o usuário deve desenvolver uma solução técnica ou contratar um integrador para se comunicar com o Renave.

    A empresa, previamente credenciada, pode realizar transações de transferência diretamente nas bases de dados do Detran estadual e da Receita Federal do Brasil. O Renave, na hora da transferência de um veículo, valida a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e comunica automaticamente a solicitação de transferência da propriedade aos órgãos competentes de trânsito. 

    Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital para registro de entrada e saída de veículos em estoque (Renave)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço! 

    .

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa Jurídica (concessionária, montadora e ITE's - Implementadoras, Transformadoras e Encarroçadoras)

    Requisito obrigatório: ser empresa com credenciamento, solicitado pela plataforma <Credencia> e obtido, de acordo com tipo do serviço, pela Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura ou Departamento de Trânsito da UF do endereço da empresa; e ter certificado digital padrão ICP-Brasil. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Iniciar a compra

      O usuário deve entrar no serviço Renave da Loja Serpro e apertar o botão <Quero contratar>. Se o usuário não é credenciado, deve apertar o botão <Solicitar credenciamento> e seguir o fluxo de credenciamento da Plataforma Credencia.

      Canais de prestação

        Web : 

      Loja Serpro

        Web : 

      Plataforma Credencia

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário deve criar ou acessar sua conta na <Área do Cliente Serpro>, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a <Área do Cliente Serpro> fica disponível para a realização da contratação do serviço. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Contratar o serviço

      Após acesso à <Área do Cliente Serpro>, o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço Renave.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Custos

      • Valor contratado
        a depender do valor contratado pelo usuário

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Habilitar certificado

      O usuário deve incluir um novo certificado e listar os certificados já cadastrados e, se for o caso, solicitar a habilitação de usuários e de troca de arquivos caso a empresa ainda não tenha essa configuração.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para solicitação de informações, fale com chat on-line ou envie mensagem eletrônica pelo e-mail comercial@serpro.gov.br.  

    Para suporte, acione a Central de Serviços por meio dos canais: 

    Formulário eletrônico

    e-mail: css.serpro@serpro.gov.br 

    telefone: 0800 728 2323 

    Para reclamações ou sugestões, faça manifestação na Ouvidoria do Serpro.


    Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Portaria SENATRAN Nº 922, de 20 de julho de 2022

    • Portaria Senatran 4.312, de 4 de outubro de 2019

    • Portaria CONTRAN Nº 797, de 02 de setembro de 2020

    • Portaria Nº 2.639, de 28 de dezembro de 2020


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    · Urbanidade;

    · Respeito;

    · Acessibilidade;

    · Cortesia;

    · Presunção da boa-fé do usuário;

    · Igualdade;

    · Eficiência;

    · Segurança;

    · Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: veículoestoqueentradasaídaSerpro
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