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Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital profissional (ProID)

Info

Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Suporte Digital
Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital profissional (ProID)
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital (ProID) é um serviço de fornecimento de carteiras profissionais digitais, por meio de um aplicativo celular, emitidas pelos conselhos de classe, órgãos públicos ou empresas. 

    A solução possibilita que esses emissores disponibilizem a identificação mais segura, econômica, ágil, digital confiável e moderna, com a mesma fé pública de um documento tradicional em papel.  

    Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital (ProID)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço! 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física (usuário cidadão) 

    Pessoa Jurídica (usuário contratante) 

    Órgãos e entidades públicas em todas as esferas (usuário contratante) 

    Requisitos necessários: Certificado digital para o processo de contratação.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar apresentação do Proid com área comercial

      O usuário contratante deve enviar mensagem eletrônica para área comercial se quiser conhecer mais detalhes do serviço. Caso não tenha interesse da apresentação e já queira informações da contratação, observar o próximo procedimento.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      comercial@serpro.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 2 hora(s)
    2. Solicitar proposta comercial

      O usuário contratante deve solicitar proposta comercial. 

      Canais de prestação

        E-mail : 

      comercial@serpro.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Solicitar protótipo de demonstração

      Após aprovação da proposta comercial, o usuário contratante deve solicitar a criação de protótipo de demonstração.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      comercial@serpro.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 dia(s) útil(eis)
    4. Contratar o serviço

      Após seguir as orientações da proposta comercial, o usuário contratante deve enviar o contrato assinado e solicitar a implantação da ferramenta.

      Canais de prestação

        E-mail : 
      comercial@serpro.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário contratante deve criar ou acessar sua conta na <Área do Cliente Serpro> para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF ou CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a <Área do Cliente Serpro> fica disponível para a realização da contratação do serviço.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    6. Implantar o Proid

      O usuário contratante deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret), disponibilizadas na <Área do Cliente Serpro>, para identificá-lo e, em seguida, solicitar a implantação da ferramenta em ambiente de produção com a validação dos procedimentos. O tempo de duração da etapa se inicia a partir da remessa do contrato assinado ao Serpro.

      Canais de prestação

        Web : 

      comercial@serpro.Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Em média 7 dia(s) corrido(s)
    7. Usar o Proid

      O usuário cidadão deve baixar o aplicativo “Proid” na loja do seu aparelho celular (IPhone ou Android) e informar nome de usuário e código de segurança, fornecido pelo usuário contratante, para acesso gratuito de sua identificação profissional ou funcional. O tempo de duração da etapa depende do celular e da velocidade da conexão à internet.

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

      Google Play e AppStore

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 30 e 60 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para solicitação de informações, fale com o Chat Online ou envie mensagem eletrônica pelo e-mail: comercial@serpro.gov.br. 

    Para reclamações ou sugestões, faça manifestação na Ouvidoria do Serpro. 

    Para suporte, acione a Central de Serviços por meio dos canais: Formulário 

    e-mail: css.serpro@serpro.gov.br 

    telefone: 0800-728-2323


    Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    · Urbanidade;

    · Respeito;

    · Acessibilidade;

    · Cortesia;

    · Presunção da boa-fé do usuário;

    · Igualdade;

    · Eficiência;

    · Segurança;

    · Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei  nº 10.048/2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ProIDidentificação digitalaplicativoSerproSoftwarePrivacidade e segurança
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