Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Consultar Pontos de Parada e Descanso em Rodovias

Consultar Pontos de Parada e Descanso em Rodovias

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Terrestre > Transporte de Cargas
Consultar Pontos de Parada e Descanso em Rodovias (PPD) " Ponto de Parada e Descanso - PPD" , " Pontos de Paradas e Descansos - PPD's" , " Pernoite (PPD)"
Iniciar
Avaliação: 4.7 (7)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    PPDs são pontos de parada e descanso situados nas margens das rodovias ou em áreas sob circunscrição federal, possuindo característica e instalações adequadas para se prestarem à espera, repouso e descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário. Cabe aos estabelecimentos interessados em serem reconhecidos como PPD, solicitar seu reconhecimento ao Ministério dos Transportes - MT.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Proprietários de estabelecimentos que poderão ser reconhecidos como Ponto de Parada e Descanso - PPD, tais como postos de Combustíveis, Restaurantes, Hotéis e demais locais destinados ao acolhimento de motoristas profissionais rodoviários.

    Motoristas profissionais rodoviários que irão utilizar os PPD's.

    Para se tornar um PPD:

    • Fazer o download, preencher e assinar o Formulário de Requerimento;
    • Digitalizar e enviar o Formulário de Requerimento ao MT via e-mail: ppd@transportes.gov.br;
    • Receber vistoria do órgão responsável pela jurisdição da rodovia para verificação das condições de segurança, sanitárias e de conforto, conforme os critérios mínimos definidos pelos atos normativos relacionados aos PPD.
    • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ ativo;
    • Alvará de Funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal competente;
    • Envio de fotos das instalações do estabelecimento.

      Legislações: 

      • Lei 13.103/2015;
      • Portaria nº 1.343/2019; 
      • Portaria nº 45/2021.
    • Etapas para a realização deste serviço
      1. Obter Serviços Ponto de Parada e Descanso - PPD

        O usuário devera acessar o InfraBR para ter acesso aos serviços, possibilitando ainda a estimativa da distância em que se encontra até um dos estabelecimentos Certificados.

        Download Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.infrabr

        Download IOS: https://apps.apple.com/br/app/id1481895657

        WEB: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transporte-terrestre/transporte-rodoviario-de-cargas/ppd

        Canais de prestação

          Aplicativo móvel : 

        O usuário devera acessar o InfraBR para ter acesso aos serviços, possibilitando ainda a estimativa da distância em que se encontra até um dos estabelecimentos Certificados.

        Download Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.infrabr

        Download IOS: https://apps.apple.com/br/app/id1481895657

        WEB: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transporte-terrestre/transporte-rodoviario-de-cargas/ppd

        Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

        Aguardar retorno do sistema ou utilizar o canal de atendimento ao cliente.

        Tempo de duração da etapa

        Atendimento imediato
    • Outras Informações
      Quanto tempo leva?
      Atendimento imediato

      Informações adicionais ao tempo estimado

      Atendimento imediato, com a informação disponibilizada no momento da consulta.


      Este serviço é gratuito para o cidadão.

      Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

      Para o cidadão que deseja utilizar o atendimento virtual do MInfra:

      https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/ouvidoria/chatbot 

      E-mail: ppd@transportes.gov.br


      Este é um serviço do(a) Ministério dos Transportes . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

      Informações adicionais ao tempo de validade

      Serviço sem tempo de validade.


      Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

      O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

      Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

      O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


      Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

      Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


    SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

    • Consultar pontos de apoio nas rodovias federais - SuporteBR
    • Ponto de Parada e Descanso - PPD
    • Solicitar Certificação de Pontos de Memória
    • Tabela de piso mínimo de frete estabelecida pelo governo.
    • Solicitar arbitramento de conflitos entre usuários e concessionárias ferroviárias de cargas
    • Informar ou Alterar Programas de Trabalho para transferências CIDE combustíveis para UFs
    Ouvidoria
    • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
    • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
    • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
    • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
    Tags: Ponto de Parada de Descanso - PPDPontos de Paradas de Descansos - PPD'sEstacionamentoPernoite (PPD)Repouso
    Aviso
    Sua avaliação já foi realizada
    Erro
    Avaliação indisponível no momento
    Erro
    Erro ao gravar motivo da avaliação.
    As informações desta página foram úteis para você?
    22% 78%
    Média dos últimos 12 meses.
    250
    Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
    Redefinir Cookies
    Redes sociais
    • Instagram
    • Facebook
    • YouTube
    • Linkedin
    • WhatsApp canal
    • TikTok
    • Kwai
    Acesso àInformação
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
    Voltar ao topo da página
    Fale Agora Refazer a busca