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Você está aqui: Página Inicial Serviços Consultar acervo do Arquivo Central do Itamaraty

Consultar acervo do Arquivo Central do Itamaraty

Info

Viagens e Turismo

Brasil no Exterior > Acervos em Relações Internacionais
Consultar acervo do Arquivo Central do Itamaraty " Arquivo Central do Itamaraty - Divisão de Comunicação e Arquivo"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Arquivo Central é responsável pela guarda, custódia e gestão de 33 milhões de faces de documentos em suporte analógico. Sua missão, nos termos da Lei de Arquivos (lei 8159/91) é da Lei de Acesso à Informação (lei 12527/11) é o de dispor desse acervo memorial a pesquisadores e interessados, universo que compreende estudantes, acadêmicos, jornalistas e público interno para subsidiar instruções solicitadas e emanadas das diversas esferas do Ministério, sejam atividades-meio e fim. Também mantém interlocução com diversos órgãos da Administração direta e indireta em todos os níveis de poderes.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos brasileiros e estrangeiros

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Agendar visita

      Da solicitação deverá constar:

      ¨ Período histórico a ser pesquisado.

      ¨ Tipos e grau de sigilo dos documentos que serão objetos da pesquisa.
      ¨ Embaixadas, Consulados, Missões e/ou Delegações cujos documentos serão consultados.

      Após aprovada a solicitação, o pesquisador será contatado para agendar a data, estando a permanência fixada em até cinco dias úteis em razão da grande demanda.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação oficial

      • Formulário para solicitação de pesquisas nos arquivos

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Confirmar presença

      Após o agendamento da pesquisa, favor confirmar presença com uma semana de antecedência. O não comparecimento invalidará a presente solicitação, bem como sua autorização.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      pesquisa.brasilia@itamaraty.gov.br

        Telefone : 

      (61) 2030-9278

      O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h a 13h e de 14h a 18h

        Presencial : 

      Palácio do Itamaraty - Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Brasília/DF - Brasil - CEP 70.170-900

      O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h a 13h e de 14h a 18h

      Tempo estimado de espera :  Até 0 mês(es)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Realizar consulta

      Na data agendada, o pesquisador será recebido no Arquivo Central para realização da pesquisa pretendida.

      OBS: Qualquer consulta a documentação originalmente sigilosa – ainda que, por decurso de prazo e à luz da Lei de Acesso à Informação, tenha perdido seu sigilo – deverá ser prévia e expressamente solicitada pelo pesquisador.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Palácio do Itamaraty - Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Brasília/DF - Brasil - CEP 70.170-900

      O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h a 13h e de 14h a 18h.

      Tempo estimado de espera :  Até 0 mês(es)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação oficial com foto

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para demais informações ou dúvidas, contate a Coordenação-Geral de Documentação Diplomática:

    ¨ Fone: +55 (61) 2030-9278

    ¨ E-mail: pesquisa.brasilia@itamaraty.gov.br

    O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h a 13h e de 14h a 18h.


    Este é um serviço do(a) Ministério das Relações Exteriores . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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  • Consultar acervo da Biblioteca Central do IBRAM
  • Obter acesso ao Arquivo Central do Ibram
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: arquivoconsultahistóriahistória diplomática
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