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Você está aqui: Página Inicial Serviços Cadastrar manifestação na Ouvidoria-Geral do SUS

Cadastrar manifestação na Ouvidoria-Geral do SUS

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Outros Serviços
Novo
Cadastrar manifestação na Ouvidoria-Geral do SUS (OuvSUS) " Fala.BR" , " Ouvidoria do SUS" , " OuvidorSUS"
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Monitoração:
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Última Modificação: 16/09/2025
  • O que é?

    Por meio deste serviço, o usuário do Sistema Único de Saúde pode registrar e acompanhar sua manifestação, seja ela uma denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão. A resposta será emitida pela área técnica ou pelo órgão/entidade competente.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas usuárias do SUS, gestores e profissionais de saúde.

    Requisitos Necessários:

    • Para cadastrar uma manifestação no Fala BR: é preciso informar seu nome, e-mail e CPF. Caso prefira, você pode registrar uma denúncia de forma anônima. Nesse caso, a manifestação será tratada como uma "comunicação de irregularidade" e não será possível acompanhar o andamento.

    • Para os demais canais: os requisitos variam conforme o tipo de manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão). Também é possível registrar uma denúncia sem se identificar, mas não será possível acompanhar o andamento.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar manifestação

      O manifestante deve cadastrar a sua manifestação por meio dos canais disponíveis.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com a Central OuvSUS pelo número 136.

        Postal : 

      Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo do Edifício Sede, Brasília/DF. CEP: 70.058-900

        Presencial : 

      Endereço: Esplanada dos Ministérios, Blocos "O" e "G", Brasília/DF.
      Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17.

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

        Telefone : 

      OuvSUS 136

      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Se a manifestação for cadastrada no Fala.BR, serão solicitados os seguintes dados: nome completo, gênero, tipo e número de documento de identificação de sua escolha, faixa etária, cor/raça, telefone, e-mail e endereço. Apenas o nome e o e-mail são obrigatórios.

        Não será necessário apresentar documentação caso o cadastramento ocorra pelos demais canais.

      Denúncias e solicitações
      • Poderá ser solicitado, conforme a necessidade da área técnica ou órgão competente para prosseguimento da manifestação.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber o número de protocolo e chave de acesso para acompanhamento da manifestação

      Após o cadastro, o manifestante receberá um número de protocolo e uma chave de acesso para acompanhar sua manifestação.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      O manifestante receberá o número de protocolo e a chave de acesso por e-mail, desde que tenha informado um endereço de e-mail válido.

        Postal : 

      O manifestante receberá o número de protocolo e chave de acesso pela mesma via, desde que tenha informado seu endereço completo.

        Presencial : 

      Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo do Edifício Sede do Ministério da Saúde, Brasília/DF.

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

        Telefone : 

      OuvSUS 136

      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Receber a resposta

      O manifestante receberá a resposta emitida pela área técnica ou órgão/entidade competente.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      O manifestante receberá a resposta em seu e-mail, desde que tenha informado um e-mail válido.

        Postal : 

      O manifestante receberá a resposta pela mesma via, desde que tenha informado seu endereço completo.

        Presencial : 

      Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo do Edifício Sede do Ministério da Saúde, Brasília/DF.

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

        Telefone : 

      O manifestante pode entrar em contato com a Central de Atendimento OuvSUS pelo número 136 para receber a resposta, respeitando o prazo estipulado por lei.

      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo de resposta pode ser prorrogado por mais 30 dias, por uma única vez.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    com a Central de Atendimento OuvSUS pelo número 136.

    Para acompanhar sua manifestação, siga os passos abaixo:

    • Se a manifestação foi cadastrada no Fala BR: acesse o link Consultar Manifestação e informe o número e código de acesso.

    • Se a manifestação foi cadastrada por outros canais: acompanhe pelo link Acompanhamento de Demanda utilizando o protocolo e a chave de acesso.

    • O acompanhamento também pode ser realizado por meio da Central de Atendimento OuvSUS pelo número 136 ou presencialmente, utilizando o número de protocolo da manifestação.


    Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
      • Lei 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública;
      • Decreto 9.094/2017, que regulamenta os dispositivos da Lei 13.460/2017;
      • Portaria CGU 116/2024, que estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Solicitar acesso à informação ao Ministério da Saúde
  • Registrar manifestação de ouvidoria na Plataforma Fala.BR
  • Realizar consulta especializada
  • Registrar Manifestações de Ouvidoria junto à Funai na Plataforma Fala.BR
  • Registrar manifestação de Ouvidoria Direcionada para a UFCA - Via sistema fala.BR
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ManifestaçãoOuvidoriaDenúnciaReclamaçãoSugestãoElogioSolicitação
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