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Você está aqui: Página Inicial Serviços Agendar consulta nos acervos especiais da Biblioteca Nacional

Agendar consulta nos acervos especiais da Biblioteca Nacional

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Cultura, Artes, História e Esportes

Financiamentos e prêmios > Cultura e artes
Agendar consulta nos acervos especiais da Biblioteca Nacional " consulta ao acervo" , " pesquisa no acervo" , " pesquisar no acervo"
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Avaliação: 2.9 (22)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 03/10/2025
  • O que é?

    Agendamento para consulta presencial às obras localizadas nas divisões de acervo especial: Cartografia, Iconografia, Manuscritos, Música e Arquivo Sonoro e Obras Raras.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pesquisadores, estudantes e cidadãos interessados em consultar o acervo especial da instituição. É necessário ter uma conta GOV​.BR para acessar o serviço.

    Observação para cidadãos estrangeiros:

    Devem entrar em contato por e-mail ou solicitar um CPF, caso seja conveniente. Acesse o canal para mais informações sobre CPF para estrangeiros.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Agendar data da consulta
      • O usuário clica no botão “Iniciar” para começar a solicitação.
      • Escolhe a biblioteca/área de acervo que deseja visitar.
      • Insere os dados das obras (a referência de autor, título e localização) previamente selecionadas no catálogo online da FBN. Acesse o catálogo.
      • Agenda a data da consulta. Há um intervalo mínimo de 48 horas entre a solicitação e a realização da consulta.

      O usuário receberá uma notificação por e-mail após o envio da solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o link: aqui.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail com a biblioteca/área de acervo:

      Cartografia - agendamento.carto@bn.gov.br;

      Iconografia - agendamento.iconografia@bn.gov.br;

      Manuscritos - agendamento.mss@bn.gov.br;

      Música e Arquivo Sonoro – dimas@bn.gov.br;

      Obras Raras – agendamento.raros@bn.gov.br.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Os atendentes da FBN vão conferir os dados das obras informadas e, se algum esclarecimento for necessário, o solicitante será notificado pelo sistema.

      Tempo de duração da etapa

      Até 48 hora(s)
    2. Acompanhar a solicitação

      O usuário cadastrado no GOV​.BR deve acompanhar o andamento da solicitação até a conclusão do serviço. Para isso, acesse a solicitação em “Consultar serviços solicitados” em “Minha área gov.br” após fazer login.

      O solicitante pode pedir o reagendamento em até 48 horas antes da consulta, mas a nova data estará sujeita à disponibilidade da nova data desejada.


      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o link: aqui 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail com a biblioteca/área de acervo:

      Cartografia - agendamento.carto@bn.gov.br;

      Iconografia - agendamento.iconografia@bn.gov.br;

      Manuscritos - agendamento.mss@bn.gov.br;

      Música e Arquivo Sonoro – dimas@bn.gov.br;

      Obras Raras – agendamento.raros@bn.gov.br.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Avaliar o serviço

       Ao final do agendamento, o usuário cadastrado no GOV​.BR pode avaliar o serviço. Para isso, acesse a solicitação em “Consultar serviços solicitados” em “Minha área gov.br” após fazer login.

      Esta é a ferramenta ideal para você enviar seus comentários. Sua opinião nos ajuda a valorizar o que está funcionando bem neste serviço e a melhorar os pontos que podem ser aperfeiçoados na sua experiência como usuário.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o link: aqui

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail com a biblioteca/área de acervo:

      Cartografia - agendamento.carto@bn.gov.br;

      Iconografia - agendamento.iconografia@bn.gov.br;

      Manuscritos - agendamento.mss@bn.gov.br;

      Música e Arquivo Sonoro – dimas@bn.gov.br;

      Obras Raras – agendamento.raros@bn.gov.br.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    - Documentos cartográficos (mapas, atlas, etc.): agendamento.carto@bn.gov.br +55 (21) 3095-3977

    - Documentos iconográficos (gravuras, originais de arte, impressos, documentos fotográficos, etc): agendamento.iconografia@bn.gov.br +55 (21) 3095-3864

     - Manuscritos: agendamento.mss@bn.gov.br +55 (21) 3095-3980

    - Partituras, discos, programas de concerto, libretos de ópera, etc: semas@bn.gov.br +55 (21) 2220-1539

    - Livros raros: agendamento.raros@bn.gov.br +55 (21) 2220-1726


    Este é um serviço do(a) Fundação Biblioteca Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Nome
    • E-mail
    • CPF

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço não coleta dados pessoais sensíveis nos termos do Art. 5º, II da Lei nº 13.709/2018.

    Este serviço trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Prazo indeterminado (enquanto forem necessários para cumprir os objetivos da coleta).

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Execução de políticas públicas

    Finalidade do tratamento

    Os dados são necessários para realização do serviço de agendamento de consultas presenciais aos acervos especiais da Biblioteca Nacional. Os dados servem para identificação do usuário e acesso do usuário ao sistema.

    Previsão legal do tratamento

    Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018.

    Portaria FBN nº 83, de 21 de novembro de 2024, que aprova a Política de Proteção de Dados Pessoais da Fundação Biblioteca Nacional.

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado compartilhamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis com outras instituições públicas ou privadas.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/bn/pt-br/acesso-a-informacao-2/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd/PORTARIAFBNN83DE21DENOVEMBRODE2024PPDP.pdf
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  • Agendar visita orientada ou técnica à Biblioteca Nacional.
  • Solicitar acesso e/ou reprodução de acervo arquivístico da Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Loja do Livro da Fundação Biblioteca Nacional
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: pesquisa na Biblioteca Nacionalacervo da Biblioteca Nacionalpesquisa no acervo da BNiconografiamanuscritoscartografiamúsicalevantamento bibliográficoobras raraspesquisa
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