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Consultar ranking de reclamações contra instituições financeiras e administradoras de consórcios

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Finanças, Impostos e Gestão Pública

Sistema Financeiro e Mercado > Vida Financeira
Consultar ranking de reclamações contra instituições financeiras e administradoras de consórcios " Ranking de reclamações"
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Ranking é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central (BC): internet (Fale Conosco), telefone (145) e correspondência.
    O BC analisa uma amostra das reclamações respondidas pelas instituições reclamadas. Quando há evidências de descumprimento de normas, a reclamação é classificada como procedente.
    O BC não atua nos casos individuais, mas essas avaliações são importantes subsídios para aprimoramento das ações de supervisão, regulação e educação financeira.

    Participam do Ranking: bancos (comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimentos), sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
    O ranking é dividido em duas categorias:

    • Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento
    • Ranking de administradoras de consórcio

    Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento
    Divulgado a cada três meses, em duas listagens:

    • Top15 Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento
    • Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento

    O Top15 inclui as quinze instituições com maior número de clientes. A listagem “Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento” inclui as outras instituições que tenham trinta ou mais reclamações reguladas procedentes no período.
    É possível consultar a relação de instituições que tiveram menos de trinta reclamações procedentes.
    Ranking de administradoras de consórcio
    Divulgado a cada seis meses, inclui todas as administradoras de consórcio que tenham seis ou mais reclamações reguladas procedentes no período.
    É possível consultar a relação de administradoras de consórcio que tiveram menos de seis reclamações reguladas procedentes.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa física ou jurídica.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o Ranking de Reclamações

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse aqui.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo Fale Conosco. 


    Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá ser atendido conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O BC não oferece atendimento presencial. 


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    O BC não oferece atendimento presencial. 


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Os serviços do Banco Central podem coletar automaticamente dados pessoais, o que inclui informações fornecidas pelos usuários e dados como o IP de acesso. Saiba mais sobre como o BC trata os seus dados acessando a nossa Política de Privacidade.

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Não são tratados dados pessoais sensíveis para a prestação de serviços aos usuários.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Os dados pessoais coletados são mantidos pelo BC até que a finalidade seja alcançada ou que os dados não sejam mais necessários. Eles também podem ser apagados caso o titular revogue o consentimento (§ 5º do art. 8º da LGPD), salvo em situações de interesse público ou exigências da LGPD.

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
    • Execução de políticas públicas
    • Alguma espécie de estudo realizado por órgão de pesquisa
    • Exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral
    • Atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro
    • Proteção do crédito
    • Garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular

    Finalidade do tratamento

    O tratamento de dados pelo BC varia de acordo com o serviço e inclui cumprir leis, executar políticas públicas, avaliar serviços, resolver problemas, melhorar segurança, proteger o crédito e realizar estudos, com anonimização sempre que possível.

    Previsão legal do tratamento

    Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964

    Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018

    Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001

    Resoluções e normas do BC

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    O BC pode compartilhar dados com órgãos públicos e instituições autorizadas, conforme previsto no Decreto 10.046, de 9 de outubro de 2019.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    O BC não transfere dados para outros países ou instituições internacionais.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    http://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/politicaprivacidade

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  • Consultar SusepCon - Painel e ranking de reclamações do mercado de seguros, previdência e capitalização
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  • Pedir informações ao BC
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ReclamaçõesInstituições FinanceirasBancoConsórcioRanking
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