Acessar o Ranking de Reclamações de Instituições Financeiras e Administradoras de Consórcios Você também pode conhecer este serviço como: Ranking de reclamações
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Última Modificação: 03/03/2020
Acessar o Ranking de Reclamações de Instituições Financeiras e Administradoras de Consórcios
  • O que é?
    Os rankings de reclamações tem como objetivo auxiliar o cidadão na escolha da instituição financeira que lhe prestará os serviços financeiros desejados. 
    Também contribuem para a transparência das ações do Banco Central, trazendo ao conhecimento da sociedade o perfil das reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas em cada período de referência.
    • Ranking de instituições financeiras - divulgado trimestralmente;
    • Ranking de consórcios - divulgado semestralmente;
    As instituições são classificadas de acordo com um índice que considera as reclamações contra as instituições financeiras registradas pelos cidadãos no Banco Central. Nesse cálculo, são consideradas apenas as demandas procedentes para o descumprimento da regulamentação do Banco Central.
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa pode acessar esse serviço

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o Ranking de Reclamações

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Tendo dúvidas, entre em contato com o Banco Central pelo Fale Conosco


    Este é um serviço do Banco Central do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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