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Solicitar aceite de declaração de comercialidade ou de postergação de declaração de comercialidade na fase de exploração

Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Petróleo e derivados > Exploração e Produção
Solicitar aceite de declaração de comercialidade ou de postergação de declaração de comercialidade na fase de exploração (DC)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Consiste em receber dos operadores de contrato de concessão, partilha e cessão onerosa o documento referente à Declaração de Comercialidade (DC) ou a solicitação de postergação de DC, em conjunto ou não com o documento de RFAD. A DC, após a análise do documento e aprovação do RFAD, pode ser aceita ou não, sendo o resultado da análise informado ao operador por meio de ofício. A solicitação de postergação de DC após análise pode ser aprovada por meio de Resolução de Diretoria e informada ao operador.

    Mais informações sobre esse serviço podem ser encontradas em Declaração de comercialidade - Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis

    Para utilizar esse serviço você deve ter um cadastro como usuário externo do SEI-ANP. Para mais informações acesse o serviço "Solicitar cadastro como usuário externo no SEI-ANP".

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Operadores de Contrato de concessão, partilha e cessão onerosa.

    Cumprir os requisitos definidos na Resolução ANP nº 845/2021.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar Documentos de DC ou solicitação de postergação de DC

      Acessar SEI e anexar documentos em processo existente, referente ao PAD.

      Até 60 dias para a aceitação da Declaração de Comercialidade ou a solicitação de esclarecimentos, caso a DC seja apresentada conjuntamente com o RFAD
      Até 30 dias para a aceitação da Declaração de Comercialidade ou a solicitação de esclarecimentos, caso a DC seja apresentada após a aprovação do RFAD
      Até 60 dias para a aprovação do pleito de postergação de Declaração de Comercialidade ou a solicitação de esclarecimentos

      Canais de prestação

        Web : 

      SEI/Sistema Eletrônico de Informação: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível, o usuário deve entrar em contato com Fale Conosco da ANP por meio do telefone 0800-970-0267 ou pelo endereço https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Informações técnicas para embasamento da DC ou da postergação da DC.

      • Em caso do pedido de postergação da DC, cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante a postergação. Informações se encontram estabelecidas na Resolução ANP nº 845/2021.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 30 e 60 dia(s) útil(eis)
    2. Acompanhar o processo

      Após obter o login, senha e número do processo aberto anteriormente, será possível acessar o Sistema Eletrônico de Informação e acompanhar o atendimento da demanda realizada. Ao entrar no sistema, localize a opção 'processo intermitente' e forneça o número do processo para prosseguir.

      Canais de prestação

        Web : 

      SEI/Sistema Eletrônico de Informação: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível, o usuário deve entrar em contato com Fale Conosco da ANP por meio do telefone 0800-970-0267 ou pelo endereço https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Central de Atendimento nº 0800 970 0267

    E-mail: faleconosco@anp.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Informado no momento da aprovação


    Legislação
    • Resolução ANP nº 845/2021: https://atosoficiais.com.br/anp/resolucao-n-845-2021-


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Nome
    • E-mail
    • Cargo
    • Matrícula

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço não coleta dados pessoais sensíveis nos termos do Art. 5º, II da Lei nº 13.709/2018.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Indeterminado

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

    Finalidade do tratamento

    Promover a regulação das indústrias do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

    Previsão legal do tratamento

    Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997

    Lei nº 13.848, de 25 de junho de 2019

    Resolução ANP nº 845/2021

    Editais de licitações e contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado compartilhamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis com outras instituições públicas ou privadas.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/anp/pt-br/acesso-a-informacao/termo-uso-politica-privacidade-lgpd.pdf/view

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  • Análise de pleitos de prorrogação da Fase de Exploração e de suspensão do contrato
  • Autorizar os volumes de queima de gás natural na Fase de Exploração
  • Aprovar Plano de Avaliação de Descobertas (PAD) e Relatório Final de Avaliação de Descobertas (RFAD)
  • Autorização de sistema de medição de petróleo e gás natural para Teste de Formação (TFR)
  • Aprovar projeto visando autorizar uso de sistema de medição de petróleo e gás natural
  • Solicitar autorização para construção ou ampliação de gasodutos e suas instalações acessórias

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Cadastro para utilizar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI da ANP.
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Declaração de ComercialidadePostergação de Declaração de ComercialidadeExploração e Produção de Petróleo e Gás
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