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Você está aqui: Página Inicial Serviços Estaduais PEDIR ABERTURA DE RECLAMAÇÃO - PROCON

Serviços EstaduaisPEDIR ABERTURA DE RECLAMAÇÃO - PROCON

Info

Justiça e Segurança

Rondônia
PEDIR ABERTURA DE RECLAMAÇÃO - PROCON
Iniciar
Última Modificação: 18/08/2025
  • O que é?

    Registre uma reclamação no PROCON/RO para buscar reparação material sobre diversos assuntos, como falha no produto ou prestação de serviços, não cumprimento de contratos, serviços financeiros, cobranças não reconhecidas, dentre outros. Importa destacar que o objetivo de cada reclamação é buscar reparação apenas de prejuízos materiais individuais. Ademais, não são objetos de reclamação no PROCON as seguintes situações:
    - Compra e venda entre particulares;
    - Relação entre locador e locatário de imóveis;
    - Condomínio;
    - Relação entre condomínios com respectivos condôminos;
    - Multa de trânsito;
    - Pedágio;
    - Relação entre associações desportivas com respectivos associados;
    - Relação entre atividade bancária e os beneficiários do crédito educativo;
    - Relação entre advogado e cliente;
    - Relação entre franqueador e franqueado;
    - Casos que envolvam indenização por dano moral;
    - Temas que envolvam PROUNI, FIES e programas de governo (Bolsa Família).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadão com capacidade civil ou menor assistido pode reclamar.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar cidadão

      O cidadão tem três formas de solicitar o serviço. Presencial onde o cidadão irá agendar e comparecer ao PROCON/RO na data solicitada com documentos e relação de consumo do produto ou serviço. Na opção online o atendente cadastrará os dados na plataforma em um formulário onde o atendente registrará no sistrema ProConsumidor.

      Tempo de duração da etapa

      15 Minuto

    2. Descrição da Reclamação

      O atendente solicitará abertura de reclamação reclamação junto ao PROCON para formalização no sistema "ProConsumidor" junto com o relato e os documentos.

      Canais de prestação

      • Documento pessoal com foto (RG com CPF/CNH); Comprovante de residência; Documentos com vínculo consumerista (nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento e toda documentação que seja relevante); Relato do fato gerador da reclamação.

      Tempo de duração da etapa

      20 Minuto

    3. Analise de Documentos

      Conferencia da documentação.

      Canais de prestação

      • hh

      Tempo de duração da etapa

      10 Minuto

    4. Notificar fornecedor

      O fornecedor é notificado após a reclamação do consumidor. O cidadão receberá um protocolo já com uma data de retorno para demais providências.

      Tempo de duração da etapa

      5 Minuto

    5. Resposta do fornecedor

      O cidadão deve retornar ao Procon na data agendada para verificar a resposta do fornecedor e quais procedimentos serão tomadas.

      Canais de prestação

      • O cidadão deve levar o protocolo de atendimento.

      Tempo de duração da etapa

      30 Dia

    6. Audiência de Conciliação

      Tratativa administrativa para fins de se tentar um acordo no âmbito do PROCON.

      Tempo de duração da etapa

      30 Dia

  • Outras Informações

    Este é um serviço do Estado Rondônia

    Serviço: https://portaldocidadao.ro.gov.br/Servico/Detalhes?id=7c970da0-3635-4239-fef6-08da0c005579

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Entre em contato pelo link do serviço acima.

    Tags:
  • justiça
  • segurança
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