Justiça e Segurança
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O que é?
Registre uma reclamação no PROCON/RO para buscar reparação material sobre diversos assuntos, como falha no produto ou prestação de serviços, não cumprimento de contratos, serviços financeiros, cobranças não reconhecidas, dentre outros. Importa destacar que o objetivo de cada reclamação é buscar reparação apenas de prejuízos materiais individuais. Ademais, não são objetos de reclamação no PROCON as seguintes situações:
- Compra e venda entre particulares;
- Relação entre locador e locatário de imóveis;
- Condomínio;
- Relação entre condomínios com respectivos condôminos;
- Multa de trânsito;
- Pedágio;
- Relação entre associações desportivas com respectivos associados;
- Relação entre atividade bancária e os beneficiários do crédito educativo;
- Relação entre advogado e cliente;
- Relação entre franqueador e franqueado;
- Casos que envolvam indenização por dano moral;
- Temas que envolvam PROUNI, FIES e programas de governo (Bolsa Família). -
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão com capacidade civil ou menor assistido pode reclamar.
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Etapas para a realização deste serviço
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Cadastrar cidadão
O cidadão tem três formas de solicitar o serviço. Presencial onde o cidadão irá agendar e comparecer ao PROCON/RO na data solicitada com documentos e relação de consumo do produto ou serviço. Na opção online o atendente cadastrará os dados na plataforma em um formulário onde o atendente registrará no sistrema ProConsumidor.
Tempo de duração da etapa
15 Minuto
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Descrição da Reclamação
O atendente solicitará abertura de reclamação reclamação junto ao PROCON para formalização no sistema "ProConsumidor" junto com o relato e os documentos.
Canais de prestação
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Documento pessoal com foto (RG com CPF/CNH); Comprovante de residência; Documentos com vínculo consumerista (nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento e toda documentação que seja relevante); Relato do fato gerador da reclamação.
Tempo de duração da etapa
20 Minuto
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Analise de Documentos
Conferencia da documentação.
Canais de prestação
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hh
Tempo de duração da etapa
10 Minuto
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Notificar fornecedor
O fornecedor é notificado após a reclamação do consumidor. O cidadão receberá um protocolo já com uma data de retorno para demais providências.
Tempo de duração da etapa
5 Minuto
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Resposta do fornecedor
O cidadão deve retornar ao Procon na data agendada para verificar a resposta do fornecedor e quais procedimentos serão tomadas.
Canais de prestação
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O cidadão deve levar o protocolo de atendimento.
Tempo de duração da etapa
30 Dia
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Audiência de Conciliação
Tratativa administrativa para fins de se tentar um acordo no âmbito do PROCON.
Tempo de duração da etapa
30 Dia
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Cadastrar cidadão
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Outras Informações
Este é um serviço do Estado Rondônia
Serviço: https://portaldocidadao.ro.gov.br/Servico/Detalhes?id=7c970da0-3635-4239-fef6-08da0c005579
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEntre em contato pelo link do serviço acima.