Justiça e Segurança
-
O que é?
O CIAP são trabalhos orientados para a restauração das relações e promoção da cultura da paz, a partir da responsabilização com dignidade, autonomia e liberdade. Além disso, seguem a Portaria nº 495, de 28 de abril de 2016, que instituiu a Política Nacional de Alternativas Penais, bem como o Acordo de Cooperação nº 6, de 9 de abril de 2015, celebrado entre o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Dentre as alternativas penais abrangentes estão as penas restritivas de direitos; transação penal e suspensão condicional do processo; suspensão condicional da pena privativa de liberdade; conciliação, mediação e técnicas de justiça restaurativa; medidas cautelares diversas da prisão; e medidas protetivas de urgência.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Buscar a Central Integrada de Penas Alternativas.
Com documentos pessoais e a decisão de homologação de substitutivo penal por pena de prestação de serviço a comunidade, ir até a sede da Central Integrada de Penas Alternativas para cadastro e início ao acordado.
Canais de prestação
-
Online
-
Presencial
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Cumprimento da prestação de serviço à comunidade.
Ao cumprir a prestação de serviço à comunidade importante assinatura de cumprimento na guia de acompanhamento de horas prestadas. Com o fim das 7 horas por semana cumpridos, buscar a Central Integrada de Penas Alternativas para solicitar a certidão de fiel cumprimento de pena alternativa.
Canais de prestação
-
Online
-
Presencial
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Buscar a Central Integrada de Penas Alternativas.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Mato Grosso do Sul
Serviço: https://www.ms.gov.br/direitos-e-cidadania/prestacao-de-servico-a-comunidade92
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato(67) 3901-1330