Saúde e Vigilância Sanitária
-
O que é?
O Transplante salva a vida de muitos pacientes terminalmente doentes e melhora a qualidade de vida de outros, mas, para sua realização, necessita de um doador. Esse procedimento é complexo e envolve a sociedade e inúmeros profissionais da área da saúde.
O Transplante depende da oferta gratuita, isto é, da doação de órgãos, tecidos ou partes do corpo humano de pessoas vivas ou falecidas. No caso de doador vivo, a pessoa estará beneficiando o seu familiar. No caso de doador falecido, seus familiares após a morte devem autorizar a remoção dos órgãos, ou seja, assinando um termo de retirada de órgãos e tecidos para transplantes.
Após a doação ser concretizada, os órgãos e tecidos do doador são distribuídos para os pacientes que aguardam na lista de espera por um transplante.
O processo de doação-transplante depende para seu sucesso, além da participação dos profissionais de saúde, da participação da sociedade através dos doadores e seus familiares.
Portanto, para se tornar um doador de órgãos e tecidos, converse com sua família, deixe claro em vida sua vontade de ser doador de órgãos e tecidos, pois quem autoriza a doação são os familiares mediante duas testemunhas.
A Central Estadual de Transplantes (CET) é um órgão regulador do processo de doação e transplantes no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Cadastro do paciente
O paciente deve ser inscrito no Cadastro Técnico Único, realizado pelo médico transplantador, após deverá aguardar ser chamado para realizar o transplante de órgãos ou tecidos.
Canais de prestação
-
Online
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Cadastro do paciente
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Mato Grosso do Sul
Serviço: https://www.ms.gov.br/saude-e-cuidado/captacao-de-orgaos-e-tecidos-para-transplante95
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato(67) 3318-1600