AVIAÇÃO

Aeroporto de Ilhéus será o segundo do país a implementar tecnologia inovadora para ampliar segurança das operações aéreas

Iniciativa prevê implantação de sistema de desaceleração de aeronaves e melhorias na infraestrutura do terminal

Publicado em 14/10/2026 08:58
Compartilhe:
qual a descrição dessa imagem? Vista do pátio de aeronaves do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), com avião comercial da LATAM estacionado em frente ao terminal de passageiros, escadas de embarque, equipamentos de apoio em solo e profissionais envolvidos nas operações aeroportuárias.
Foto: Gabriel Magacho/Socicam

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/BA) assinaram, nesta terça-feira (13), Termo de Compromisso para a implantação de um sistema de desaceleração de aeronaves no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. A iniciativa trará ainda mais segurança nas operações em um dos principais acessos à Costa do Cacau e ao sul da Bahia.

As melhorias terão investimentos de R$ 66 milhões, integralmente provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Os recursos previstos contemplam a implantação do Engineering Material Arresting System (EMAS), termo em inglês para sistema de desaceleração de aeronaves. Ilhéus será o segundo aeroporto do Brasil a contar com essa tecnologia, já utilizada em Congonhas (SP).

O termo de compromisso foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é que o edital de licitação para a execução das obras seja lançado em até cinco dias após a publicação.

“Estamos firmando um compromisso com a Bahia e com Ilhéus para ampliar a capacidade do aeroporto. Isso significa mais turismo, mais oportunidades, emprego e renda para a população de Ilhéus e de toda a região, contribuindo para o desenvolvimento da Bahia”, destacou Tomé Franca.

Mais segurança para as operações

Previsto para a cabeceira 29 da pista, o EMAS utiliza materiais que se deformam sob o peso da aeronave, ajudando a desacelerá-la caso ultrapasse o fim da pista. A tecnologia oferece uma proteção adicional em aeroportos que dispõem de espaço limitado para ampliar as áreas de segurança.

Em Ilhéus, a proposta considera as restrições físicas do sítio aeroportuário e a necessidade de melhorar as condições operacionais.

A assinatura do termo representa uma nova etapa para viabilizar a implantação do sistema, após o avanço dos estudos técnicos e ambientais apresentados pelo governo estadual e analisados pelo MPor.

Conexão com o desenvolvimento regional

O Aeroporto de Ilhéus é o segundo mais movimentado do interior nordestino, atrás de Porto Seguro, e o terceiro da Bahia, depois dos terminais de Salvador e Porto Seguro. De janeiro a agosto, cerca de 800 mil viajantes passaram pelo terminal baiano. O resultado é 15% superior ao total movimentado no mesmo período do ano passado.

Sob gestão da Socicam desde 2018, o aeroporto recebeu investimentos em ampliação, modernização dos espaços e novas áreas comerciais. Com as obras concluídas em 2024, o aeroporto teve sua área ampliada e modernizada. A implantação do EMAS dará continuidade às melhorias no aeroporto, com foco na segurança operacional.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Categorias
Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Compartilhe: