Notícias
PORTOS
Ministério de Portos e Aeroportos leva Caravana da Inovação à 6ª edição do InovaPortos, no Maranhão
Evento reúne gestores e especialistas para debater tecnologia, inovação e sustentabilidade no setor portuário - Foto: Vosmar Rosa/MPor
O Ministério de Portos e Aeroportos levou, nesta terça-feira (17), a Caravana da Inovação à 6ª edição do InovaPortos, em São Luís (MA), um dos principais encontros de inovação portuária do país. O evento é promovido pelo Porto do Itaqui, em parceria com Secretaria Nacional de Portos, e reúne gestores, especialistas e autoridades para discutir os impactos da transformação digital e o uso de inteligência artificial (IA) no setor portuário.
Durante a programação, a Caravana da Inovação tem como foco estimular o diálogo entre o setor público, a comunidade técnica e o ecossistema de inovação. A iniciativa busca aproximar diferentes agentes para compartilhar experiências e soluções que possam modernizar a gestão e as operações dos portos brasileiros.
Além da equipe do Ministério, a edição maranhense do evento conta com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Hub Brasil Export, fortalecendo o debate sobre o futuro da logística portuária. Esta é a terceira parada da Caravana da Inovação em 2025, que já percorreu os portos de Pernambuco e da Bahia, levando temas como digitalização, sustentabilidade e novas tecnologias a diferentes regiões do país.
“Se vivemos na sociedade da informação, é nossa obrigação produzir conhecimento e compartilhar esse saber para além das fronteiras do nosso setor, da nossa região e até do nosso país”, destacou o diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike.
“A informação só ganha valor quando gera conhecimento e promove transformação. E isso só acontece quando as pessoas — nosso maior ativo em qualquer processo de inovação — fazem acontecer”, completou.
A diretora de Gestão e Modernização Portuária do Ministério de Portos e Aeroportos, Ana Carolina Bomfim, abriu o evento destacando a força estratégica do setor portuário para o desenvolvimento do país. Segundo ela, o desempenho recorde alcançado pelos portos brasileiros em 2024, com a movimentação de 1,32 bilhão de toneladas de cargas, “não é apenas uma estatística, ele reflete a força da economia brasileira e a crescente importância dos nossos portos no cenário global”, afirmou. A diretora também chamou a atenção para o papel da transformação digital no futuro do setor. “A inteligência artificial e a automação nos permitem aumentar a eficiência, reduzir custos, melhorar a segurança e, principalmente, oferecer um serviço de qualidade superior aos usuários”, completou.
Para Cristina Castro, superintendente de ESG e Inovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a verdadeira inovação hoje vai além da inteligência artificial generativa. Segundo ela, o grande desafio atual é a humanização das tecnologias, ou seja, garantir que as soluções digitais realmente atendam a quem está na ponta e que nem sempre tem as mesmas condições de acesso ou entendimento tecnológico. “O foco agora é como usar a tecnologia para beneficiar essas pessoas, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades”, ressaltou.
A presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça, reforçou a agenda “como uma iniciativa ousada, visionária e criativa, para inspirar e conectar quem acredita no desenvolvimento contínuo e sustentável da nossa atividade portuária”, finalizou.
InovaPoRtos
A 6ª edição do InovaPortos, realizada em parceria entre a Secretaria Nacional de Portos, do Ministério de Portos e Aeroportos e o Porto do Itaqui, trouxe a mensagem de que o presente e o futuro do setor portuário são cada vez mais digitais. Ao longo do dia, especialistas de diferentes áreas mostraram como as inovações tecnológicas estão transformando a operação dos portos, ampliando a eficiência, reforçando a segurança e elevando a competitividade logística.
E a transformação não para por aí: a 7ª edição do evento já tem data e local definidos. Em 2026, será a vez da PortosRio no Rio de Janeiro sediar a próxima rodada de debates e conexões sobre o futuro da inovação portuária no Brasil.
A Caravana
A Caravana da Inovação já passou pelos portos de Pernambuco e da Bahia e seguirá por diversos estados brasileiros. A iniciativa visa fomentar a inovação nos portos públicos por meio de capacitação e troca de experiências entre gestores, empresas, especialistas e órgãos públicos.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos