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INFRAESTRUTURA

COP 30 marca nova fase do Aeroporto Internacional de Belém

Com investimento de R$ 470 milhões, obras de requalificação vão ampliar a capacidade, conforto e segurança do principal aeroporto da região Norte
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Publicado em 23/05/2025 15h11 Atualizado em 26/05/2025 13h00
Aeroporto Internacional de Belém  passa por modernização

Aeroporto Internacional de Belém passa por modernização - Foto: NOA/Divulgação

Belém, capital do Pará, está em contagem regressiva para sediar a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A cidade é uma das principais portas de entrada da Amazônia Legal brasileira e passa por uma série de intervenções de infraestrutura para receber pelo menos 50 mil participantes de todo o mundo. São bilhões de reais em investimentos, incluindo a modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Belém.

As obras no aeródromo estão a todo vapor para serem entregues em agosto. São R$ 470 milhões para garantir a estrutura adequada para receber um fluxo diário de passageiros quase quatro vezes maior do que o usual, durante o evento da ONU. “Os investimentos vão garantir a melhor recepção aos participantes da COP e representam um legado que atravessará gerações”, destaca o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O Aeroporto de Belém já é o mais movimentado da região Norte. Com a visibilidade proporcionada pela COP, e os investimentos do Governo Federal para fomentar o turismo, Belém deve ser um destino cada vez mais procurado por turistas, tanto brasileiros como estrangeiros. No primeiro trimestre do ano, cerca de 946 mil passageiros embarcaram e desembarcaram na capital paraense – 14 mil a mais do que no primeiro trimestre de 2024.

Mais espaço e conforto

O Aeroporto de Belém está sob responsabilidade da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). As obras de requalificação devem elevar o aeroporto a níveis internacionais de qualidade no atendimento, conforto e segurança.

As áreas de embarque passarão de 1,5 mil m² para 4,3 mil m² – quase o triplo do tamanho. O saguão principal ganhará dois novos mezaninos e o primeiro pavimento passará a ter 3,3 mil m², com uma nova praça de alimentação e modernização dos sistemas de climatização, iluminação e abastecimento elétrico com fontes 100% renováveis.

Um novo pátio está em construção para aumentar o número de posições de estacionamento de aeronaves. Já as cabeceiras 20 e 24 contarão com o PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator), sistema de luzes que auxilia pilotos na aproximação da aeronave da pista de pouso.

A obra também envolve a restauração dos pavimentos do pátio, de taxiways, da sinalização horizontal e da pista de pouso e decolagem, a modernização e a automação do balizamento noturno.

Tudo para garantir que o aeroporto de Belém, a única cidade brasileira entre os dez melhores destinos gastronômicos do mundo, segundo a revista internacional Lonely Planet, referência global em guias de viagem, tenha mais capacidade para receber visitantes do Brasil e do exterior.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: COP30AeroportosInfraestruturaSustentabilidade
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