Notícias
Seminário da Astronomia do ON fala sobre os mensageiros mais energéticos do Universo
Na quinta-feira, dia 05 de Junho, a Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST) do Observatório Nacional (ON/MCTI) realizará uma nova edição de seu seminário.
O evento ocorrerá às 14h30 (horário de Brasília) no auditório Yeda Ferraz. O tema será “Os mensageiros mais energéticos do Universo”.
Para falar sobre o assunto, foi convidado o Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP).
Título: Os mensageiros mais energéticos do Universo.
Resumo: Ambientes astrofísicos extremos, como jatos relativísticos de núcleos ativos de galáxias, remanescentes de supernovas e regiões de formação estelar intensa, constituem aceleradores naturais capazes de impulsionar partículas a energias acima de 1020 eV. A investigação da origem dos raios cósmicos ultraenergéticos (UHECRs), neutrinos astrofísicos de alta energia e fótons gama em escalas de TeV a PeV fornece informações cruciais sobre os mecanismos de aceleração e interação em meios astrofísicos densos e magnetizados.
Este seminário abordará os vínculos entre os processos físicos que regem a aceleração e propagação desses mensageiros e as propriedades dos seus ambientes de origem, incluindo possíveis violações da invariância de Lorentz. Discutiremos modelos leptônicos e hadrônicos em AGNs, GRBs e galáxias starburst, além de efeitos de atenuação por campos de radiação e deflexões por campos magnéticos. Serão apresentados dados recentes do Observatório Pierre Auger sobre a composição e anisotropias dos UHECRs, bem como projeções do CTAO para a detecção de fontes galácticas e extragalácticas de fótons gama em muito altas energias..
Sobre o Ciclo de Seminários de Astronomia e Astrofísica do ON
O Ciclo de Seminários de Astronomia e Astrofísica do ON é uma iniciativa da Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST/ON) que ocorre semanalmente ao longo do ano acadêmico. Em 2025, os seminários estão sendo realizados às quintas-feiras, às 14h30, no auditório Yeda Ferraz, de forma presencial (com algumas exceções). A cada edição, um novo convidado é recebido para apresentar e discutir temas atuais e relevantes nas áreas de astronomia e astrofísica. O evento é aberto ao público e tem como objetivo promover a divulgação científica, estimular o intercâmbio de ideias entre pesquisadores e aproximar a comunidade acadêmica e o público geral das fronteiras do conhecimento astronômico.