Notícias
Seminário da Astronomia do ON fala sobre o Imperial Observatório Astronômico do Rio de Janeiro
Na quinta-feira, dia 12 de Junho, a Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST) do Observatório Nacional (ON/MCTI) realizará uma nova edição de seu seminário.
O evento ocorrerá às 14h00 (horário de Brasília) no auditório Yeda Ferraz. O tema será “Da Torre de Babel ao Observatório Saquarema: O Imperial Observatório Astronômico do Rio de Janeiro entre ciências, práticas e serviços no Brasil Oitocentista (1824-1865)”. Para falar sobre o assunto, foi convidada a Dra. Millena S. Farias, Profa. da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Na oportunidade, a professora fará entrega ao ON de um exemplar da sua tese de doutorado, que versa sobre o mesmo tema, para incorporar ao acervo da Biblioteca.
Título: Da Torre de Babel ao Observatório Saquarema: O Imperial Observatório Astronômico do Rio de Janeiro entre ciências, práticas e serviços no Brasil Oitocentista (1824-1865)
Resumo: Esta palestra apresentará alguns dos principais aspectos do processo de institucionalização do Imperial Observatório do Rio de Janeiro (IORJ) entre 1824 e 1865. Analisamos a formação e o desenvolvimento do IORJ em um contexto de centralização conservadora e nacionalista promovido pelo grupo Saquarema. Este estudo propõe uma nova periodização da institucionalização do observatório e a reformulação das bases interpretativas desse processo. Para isso, discutiremos o primeiro projeto apresentado, as sucessivas reformas educacionais da Escola Militar e as alterações nos parâmetros curriculares até a inclusão oficial do IORJ no circuito científico imperial e internacional. Dentre as principais contribuições, destacam-se o estudo de caso de indivíduos-chave na criação do observatório até agora pouco estudados; o debate sobre tradições científicas, circulação e apropriação de conhecimento; a caracterização das atividades e dos trabalhadores do IORJ, contratados e/ou invisibilizados no contexto de uma sociedade escravocrata. Tudo isso foi analisado a a partir da utilização de fontes inéditas e de uma abordagem interdisciplinar que interconecta conceitos e metodologias dos campos da história da ciência e da história política. Deste modo, ao apresentar essa pesquisa pretendemos contribuir para um olhar renovado da trajetória do IORJ e sua relevância no cenário científico e político do Brasil imperial.
Sobre o Ciclo de Seminários de Astronomia e Astrofísica do ON
O Ciclo de Seminários de Astronomia e Astrofísica do ON é uma iniciativa da Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST/ON) que ocorre semanalmente ao longo do ano acadêmico. Em 2025, os seminários estão sendo realizados às quintas-feiras, às 14h30, no auditório Yeda Ferraz, de forma presencial (com algumas exceções). A cada edição, um novo convidado é recebido para apresentar e discutir temas atuais e relevantes nas áreas de astronomia e astrofísica. O evento é aberto ao público e tem como objetivo promover a divulgação científica, estimular o intercâmbio de ideias entre pesquisadores e aproximar a comunidade acadêmica e o público geral das fronteiras do conhecimento astronômico.