Notícias
Programa de Pós-Graduação em Geofísica do ON tem seminário sobre estalagmites
Na quarta-feira, dia 15 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI) realizará uma nova edição de seu Ciclo de Seminários de interesse da comunidade geofísica.
O evento começará às 15h (horário de Brasília) no Auditório Yeda Ferraz. O tema será "Estalagmites e a evolução da Anomalia do Atlântico Sul no Hemisfério Sul". Para falar sobre o assunto foi convidado o Dr. Plinio Jaqueto (ON / MCTI).
Título da palestra: "Estalagmites e a evolução da Anomalia do Atlântico Sul no Hemisfério Sul"
Resumo: A Anomalia do Atlântico Sul destaca-se por apresentar os menores valores de intensidade do campo magnético terrestre. Sua evolução desperta grande interesse tanto do público em geral quanto da comunidade científica, que busca compreender suas origens, recorrências e os mecanismos que controlam sua dinâmica. Além das medições diretas iniciadas por Gauss em 1832, a reconstrução do campo geomagnético ao longo do tempo pode ser feita a partir de registros indiretos, como dados de antigas navegações, artefatos arqueológicos e rochas. Esses estudos ampliam a escala temporal de observação, de algumas centenas para milhares ou até milhões de anos, e revelam, por exemplo, uma persistente atividade da variação secular no hemisfério Sul nos últimos 10 mil anos. Nesta palestra, apresentarei resultados e perspectivas do uso de estalagmites da região central do Brasil como novos registros paleomagnéticos, discutindo como esses materiais podem contribuir para a compreensão da evolução do campo magnético terrestre e da dinâmica associada à Anomalia do Atlântico Sul.