Notícias
Parauapebas, no Pará, registra tremor de terra
Um tremor de terra de magnitude 4.3 mR ocorreu próximo ao município de Parauapebas, no Pará, na madrugada desta quinta-feira, dia 3 de abril. O sismo ocorreu às 04h02 (Horário de Brasília) e foi sentido pela população local.
O abalo sísmico de magnitude moderada foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) e pelo Centro de Sismologia da USP.
Este é o quarto tremor de terra registrado no Pará neste ano. O primeiro do ano ocorreu também em Parauapebas, no dia 9 de janeiro, e teve magnitude 2.8 MLv. O segundo foi registrado em Novo Repartimento, em 17 de janeiro, com magnitude 2.3 mR e o terceiro evento ocorreu em Tucuruí, no dia 28 de janeiro e teve magnitude 2.9 mR.
Segundo o sismólogo do ON, Dr. Gilberto Leite, “tremores de terra nessa região são relativamente comuns, e geralmente apresentam magnitudes entre 2 e 3”. De acordo com o catálogo do Centro de Sismologia da USP, este foi o maior evento registrado próximo ao município de Parauapebas desde 1900, ano em que se iniciou o catálogo.
Sobre a RSBR
Coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país, fornecendo dados essenciais para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON). Saiba mais.
Siga a RSBR nas redes sociais: Instagram, Facebook, X/Twitter