Notícias

ON abre inscrições para Programa de Mestrado e Doutorado em Astronomia

Atualizado em 17/09/2021 13h10
site-dppg-mestrado-doutorado-astro.png

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional (PPGA/ON). Nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, o ON divulgou os editais com os regulamentos e as datas do processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Astronomia no primeiro semestre de 2022. Os editais são válidos para alunos que pleiteiam bolsas ou não.

Tanto os candidatos ao Mestrado quanto ao Doutorado Direto deverão participar do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF) e devem enviar o certificado do EUF com a nota obtida para o e-mail: secpga@on.br. Confira o edital da prova neste link.

O prazo final para as inscrições no EUF é até o dia 10 de outubro de 2021. Destaca-se que esta data é diferente da data final das inscrições no PPGA/ON.

Para este processo, serão aceitas também as notas obtidas nas provas do EUF para os semestres anteriores de 2020-1, 2020-2 e 2021-1. Nesse caso, o certificado também deve ser enviado para secpga@on.br logo após a inscrição no nosso processo seletivo.

“O ON passou a ser uma instituição associada ao Exame Unificado das Pós-Graduações em Física. Então, a partir de agora, não teremos mais provas feitas pelo ON. Todos os alunos que se candidatarem à Pós-Graduação em Astronomia vão ter que realizar a prova do EUF”, explicou o coordenador do PPGA, Marcelo Borges Fernandes.

Edital do Mestrado - PPGA/ON

No caso do curso de Mestrado em Astronomia, as inscrições vão até o dia 3 de dezembro de 2021 e o envio do certificado do EUF com a nota obtida deve ser encaminhado ao email secpga@on.br até esta mesma data. 

Após o fim das inscrições, a Comissão de Seleção em Astronomia realizará o processo seletivo entre os inscritos.

Poderão se inscrever para o processo, os graduados em curso de nível superior (Bacharelado, Licenciatura ou Engenharia) em Astronomia, Física, Matemática ou áreas afins. A titulação pode ter sido obtida no Brasil ou no exterior, sem necessidade de revalidação oficial do diploma. Também podem participar do processo alunos cursando o último semestre letivo desses cursos. No entanto, o aluno deverá comprovar a finalização do curso até a data da matrícula, caso seja aprovado.

Neste processo, devido aos transtornos causados pela pandemia de Covid-19, não serão aceitos candidatos estrangeiros que já não tenham visto de permanência no Brasil.  

Os interessados em participar da seleção devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link. Os candidatos que enviarem a documentação completa serão pré-selecionados pela comissão com base no currículo, histórico escolar e na nota obtida no EUF.

Os candidatos pré-selecionados passarão por uma arguição oral, realizada de forma remota, sobre o seu currículo, histórico escolar e trajetória acadêmica e de pesquisa. Essa etapa contará com a participação dos membros da Comissão de Seleção e de membros do Corpo Docente do PPGA. 

Esses candidatos serão informados por e-mail, até o dia 8 de dezembro de 2021, sobre os horários das suas entrevistas a serem realizadas em 10 de dezembro de 2021.

A Comissão de Seleção definirá os candidatos aprovados e a ordem de classificação para a concessão de bolsas da CAPES ou do CNPq, que eventualmente estejam disponíveis no período de implementação.

O resultado final do processo será divulgado em no máximo 5 dias após a entrevista.

O edital ainda destaca que os alunos que não possuam vínculo empregatício terão prioridade na concessão de bolsas. Já os candidatos que possuírem vínculo empregatício só poderão pleitear bolsa nos casos previstos nos regulamentos das respectivas agências financiadoras.

O valor da bolsa de Mestrado é de R$ 1.500,00 por mês e o programa tem duração de 24 meses.

Informações complementares podem ser obtidas na página da PPGA.

Edital do Doutorado e Doutorado Direto - PPGA/ON

No caso do curso de Doutorado e Doutorado Direto em Astronomia, com entrada até março de 2022, a primeira rodada de inscrições já está aberta e vai até o dia 29 de novembro de 2021. A segunda rodada vai do dia 13 de dezembro de 2021 a 11 de fevereiro de 2022.

Caso todas as bolsas disponíveis venham a ser preenchidas na primeira rodada, a rodada seguinte poderá ser cancelada. Caso isso ocorra, o cancelamento será informado na página do Observatório Nacional.

Neste edital, no caso dos candidatos ao Doutorado Direto, o envio do certificado do EUF, com a nota obtida para o e-mail secpga@on.br deve ser feito até o prazo final da rodada de inscrições para a qual o candidato se inscreveu.

Ao fim de cada uma das rodadas de inscrição, a Comissão de Pós-graduação em Astronomia realizará o processo seletivo entre os inscritos.

Poderão inscrever-se para o processo seletivo de Doutorado Direto, os graduados em curso de nível superior (Bacharelado, Licenciatura ou Engenharia) em Astronomia, Física, Matemática ou áreas afins. A titulação pode ter sido obtida no Brasil ou no exterior, sem necessidade de revalidação oficial do diploma. Também podem participar do processo, alunos cursando o último semestre letivo desses cursos. No entanto, o aluno deverá comprovar a finalização do curso até a data da matrícula, caso seja aprovado.

O Doutorado Direto, quando o candidato não possui o grau de Mestre, é recomendado somente aos candidatos que mostraram um desempenho excepcional durante a graduação. 

Já para o curso de Doutorado, são elegíveis os portadores do título de Mestre em  Astronomia, Física, Matemática ou áreas afins. Da mesma forma, a titulação pode ter sido obtida no Brasil ou no exterior, sem necessidade de revalidação oficial do diploma. Também podem participar do processo, alunos que possam comprovar a finalização do Mestrado até a data da matrícula, caso aprovados.

Devido aos transtornos causados pela pandemia, não serão aceitos nesse processo de seleção candidatos estrangeiros que já não tenham visto de permanência no Brasil.

Os interessados em participar da seleção para o Doutorado Direto ou Doutorado devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link.

Além disso, os candidatos devem solicitar duas cartas de recomendação (veja o formato), que devem ser enviadas diretamente para secpga@on.br até a data final da rodada em que o candidato se inscrever. Podem ser solicitadas cartas de recomendação adicionais caso alguma das cartas recebidas seja assinada pelo orientador/coorientador do projeto de doutorado.

Os candidatos que enviarem a documentação completa passarão por uma arguição oral, realizada de forma remota, sobre o seu currículo, histórico escolar, trajetória acadêmica e de pesquisa e sobre o projeto de pesquisa para o doutorado. Essa etapa contará com a participação dos membros da Comissão de Pós-graduação e de membros do Corpo Docente do PPGA. 

As entrevistas ocorrerão nas datas abaixo e os candidatos serão informados por email, até o dia anterior à essas datas sobre os horários das entrevistas:

  • Primeira Rodada: 3 de dezembro de 2021;

  • Segunda Rodada: 16 de fevereiro de 2022.

A seleção dos aprovados levará em conta o desempenho do candidato na entrevista, o histórico e currículo do candidato, as cartas de recomendação e o projeto de pesquisa.

A Comissão também determinará a ordem de classificação para a concessão de bolsas da CAPES ou do CNPq, que eventualmente estejam disponíveis no período de implementação.

O resultado de cada rodada será divulgado em no máximo 5 dias após a entrevista.

O edital ainda destaca que os alunos que não possuam vínculo empregatício terão prioridade na concessão de bolsas. Já os candidatos que possuírem vínculo empregatício só poderão pleitear bolsa nos casos previstos nos regulamentos das respectivas agências financiadoras.

O valor da bolsa de Doutorado é de R$ 2.200,00 por mês e o programa tem duração de 48 meses.

Informações complementares podem ser obtidas na página da PPGA.