Notícias
Observatório Nacional promove evento para receber servidores aprovados no CNU
O Observatório Nacional (ON/MCTI) realizou no dia 14 de agosto uma cerimônia de boas-vindas para os novos servidores aprovados no CNU (Concurso Público Nacional Unificado) que passam a integrar o quadro de analistas em Ciência e Tecnologia da instituição.
O evento ocorreu no auditório Yeda Ferraz, no Prédio Emmanuel Liais, e marcou o início da jornada desses profissionais na casa. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a estrutura do ON por meio de apresentações realizadas pelas coordenações e divisões.
A abertura do evento foi conduzida pelo diretor do Observatório Nacional, Dr. Jailson Alcaniz, que deu as boas-vindas aos novos servidores e destacou a importância do momento para a instituição. Jailson destacou que os novos analistas estão distribuídos estrategicamente no ON de modo a colaborarem com as diversas atividades da instituição em suas três áreas de atuação – desde processos de licitações e financeiros, passando por prospecção de projetos, atividades administrativas, de pessoal e de divulgação científica.
“O Observatório Nacional é um instituto relativamente complexo porque temos três áreas de atuação: Metrologia em Tempo e Frequência, Geofísica e Astronomia & Astrofísica. Dentro dessas três áreas há características muito distintas. Algumas delas são majoritariamente acadêmicas, outras são híbridas - unindo a parte acadêmica com a prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico e inovação - e outras áreas que são puramente voltadas para prestação de serviços. Além disso, nós temos uma missão institucional muito bem definida cujo cumprimento só é possível pela integração desses setores. Todos eles são, portanto, muito importantes”, destacou Jailson.
Diretor do ON dá as boas-vindas aos novos servidores
O diretor do ON também enfatizou que, recentemente, o Observatório teve três projetos de infraestrutura contemplados pelo edital da FINEP/MCTI, que viabilizará a consolidação e implementação de projetos de grande relevância institucional e a chegada dos novos servidores será fundamental para a implementação dessas iniciativas.
Apresentações das Coordenações e Divisões do ON
Para que os novos servidores pudessem conhecer melhor o trabalho desenvolvido no ON, os gestores das Coordenações e Divisões da instituição apresentaram um panorama geral de suas estruturas e atividades.
A Dra. Simone Daflon apresentou a Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST), destacando equipe, alunos e realizações. Também citou os principais projetos da COAST com ênfase para o IMPACTON/OASI, que observa asteroides desde 2011 em Itaparica (PE), os levantamentos fotométricos J-PAS, J-PLUS e S-PLUS e os projetos ANDES (2025), POEMS (2019-2024) e seu sucessor OCEANS (2025).
Dra. Simone Daflon – Gestora da COAST
O Dr. Fábio Vieira apresentou a Coordenação de Geofísica (COGEO), que atua em áreas como geomagnetismo, geofísica computacional, eletromagnetismo, gravimetria e geotermia, entre outras. Destacou o Pool de Equipamentos Geofísicos, com instrumentos de alta precisão utilizados em pesquisas e emprestados a instituições de todo o país, e as Redes Geofísicas — Sismográfica Brasileira, Geomagnética, Gravimétrica e de Dados Geotérmicos —, essenciais para o monitoramento da crosta terrestre e para a geração de dados estratégicos sobre processos geodinâmicos no Brasil.
Dr. Fábio Vieira – Gestora da COGEO
O Dr. Ricardo Carvalho apresentou a Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira (DISHO), responsável por gerar, conservar e disseminar a Hora Legal Brasileira (HLB), mantida por relógios atômicos de alta precisão. O serviço é disponibilizado por meio de hora falada, sincronismo público, hora via web e outros formatos, incluindo sincronização certificada para clientes como a B3 e o Banco Central. A divisão também oferece serviços de calibração e desenvolve pesquisas e projetos para aprimorar a infraestrutura nacional de tempo e frequência.
Dr. Ricardo Carvalho– Gestora da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira (DISHO)
O Dr. Jorge Eduardo Mansur apresentou a Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN), responsável por planejar, implantar e manter soluções tecnológicas que garantem conectividade, segurança e alta disponibilidade dos serviços no ON. A estrutura inclui núcleos de infraestrutura, desenvolvimento, administração de sistemas, segurança, engenharia de dados e suporte. Entre os destaques está o Centro de Processamento de Dados do Observatório Nacional (CPDON).
Dr. Jorge Mansur – Gestor da DITIN
Na apresentação da Coordenação de Administração (COADM), Luiz Carlos Pereira detalhou a estrutura, os colaboradores e as funções dos setores SELOG, SEMAP, SEFIN e SERHU, ressaltando a importância da integração entre eles para o suporte às atividades e a eficiência administrativa do ON.
Luiz Carlos – Gestor da COADM
O Dr. Jorge Carvano apresentou a Divisão de Programas de Pós-Graduação (DIPPG), criada em 1973 e responsável pela formação de mais de 170 mestres e 140 doutores. A divisão mantém contato com agências de fomento, coordena atividades acadêmicas e gerencia espaços educacionais. Também atua na gestão de bolsas, no relacionamento com fontes de financiamento e no apoio à iniciação científica para estudantes de graduação.
Dr. Jorge Carvano – Gestor da DIPPG
A Dra. Josina Nascimento apresentou a Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP), responsável por divulgar o trabalho do ON e gerir a biblioteca e acervos. Ela destacou o desempenho das redes sociais do ON e projetos como “Céu em sua casa”, o site oficial, o programa Ciência no Rádio e a newsletter institucional. Também observou que a divisão participa de eventos como a SBPC, SNCT e Festival da Ciência.
Dra. Josina Nascimento – Gestora da DICOP
A programação contou ainda com um espaço para que os novos servidores se apresentassem individualmente, reforçando o clima de integração e cooperação.
Novos servidores com o diretor do ON, Dr. Jailson Alcaniz (esquerda), e com diretor substituto Dr. Fernando Roig (direita)
Ingressaram na instituição os analistas: Daniel Rodrigo Marques da Rocha (SEFIN/COADM), Davi Jamelli Santos (Diretoria), Diogo Teixeira de Andrade Ferreira Gomes (DICOP), Rayan Guilherme Silva Huapaya (SEMAP/COADM) e Thays Passos Brandão (SERHU/COADM).
Em suas falas, os novos servidores do ON contaram um pouco sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais e compartilharam as expectativas de contribuir para os projetos da instituição, aprender com as equipes e colaborar para o avanço das pesquisas e atividades técnicas desenvolvidas no Observatório Nacional.