Notícias
Observatório Nacional cumpre missão de divulgar a ciência ao participar da IX SIMAVALE
O Observatório Nacional (ON/MCTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, marcou presença na nona edição da Semana Intermunicipal da Astronomia do Vale do Café (SIMAVALE). Em 2025, o evento ocorreu de 23 a 25 de setembro, nas cidades de Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira.
A edição teve atividades como oficina de Realidade Virtual (RV), palestras e planetário; atendeu alunos de todas as idades de escolas públicas e particulares, além de participantes do Grupo Escoteiro do Ar e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre alunos e profissionais da educação foram mil participantes.
A participação do ON na SIMAVALE reforça seu compromisso com a divulgação e popularização da ciência. Uma das missões do ON é tornar o conhecimento científico acessível ao público, promovendo eventos e atividades que engajem e eduquem a comunidade sobre a ciência e a tecnologia.
O diretor do ON, Dr. Jailson Souza de Alcaniz, deu a palestra “Cosmologia, Einstein e a Expansão do Universo” para estudantes do IFRJ/Campus Engenheiro Paulo de Frontin no dia 24 e do CIEP 297 Padre Salésio Schimid em Vassouras no dia seguinte.

O servidor e mestre em Novas Tecnologias Digitais em Educação, MSc. Alex Sandro de Souza de Oliveira, liderou três oficinas de RV, sendo a primeira no dia 24 na E. M. Prof.a Maria da Conceição Machado de Carvalho (Miguel Pereira) e as outras no dia 25 no Colégio CETIC e no Colégio Estadual Centenário, ambos em Vassouras.

- Servidor do ON Alex Sandro de Souza Oliveira dá oficina de RV no Colégio Estadual Centenário, em Vassouras.
“A experiência foi incrível, pois só vem confirmar o quanto artefatos digitais facilitam o entendimento de assuntos tão complexos de forma objetiva utilizando-se de uma linguagem contemporânea atraindo os alunos ao conceitos científicos”, declarou o servidor.
Também representaram o ON a astrônoma Dra. Josina do Nascimento e o pesquisador Dr. Vladimir Jearim, que estavam engajados com a atividade Observação do Céu nas noites dos dias 23 e 24, mas infelizmente o tempo estava muito fechado e isso não foi possível.
A SIMAVALE é uma realização do projeto Caravana Vale do Saber, com parceria do ON, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ/Campus Engenheiro Paulo de Frontin) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que, como o ON, é uma unidade de pesquisa do MCTI. Também teve a parceria de prefeituras de cidades do Vale do Café. A coordenação é das professoras Dra. Sandra Regina Garcia Leite e Msc. Kesia Huais Vieira Braga.
O objetivo do evento é estimular a iniciação científica nas escolas de ensino básico, bem como a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento.
A SIMAVALE também visa proporcionar formação continuada para professores atuantes nas redes pública e particular de ensino no Vale do Café, de modo a contribuir para o desenvolvimento da região e fortalecer o corredor científico-cultural da região.