Notícias
Observatório Nacional abre consulta pública sobre dados abertos para a sociedade
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI), abriu nesta sexta-feira (14/3) uma nova consulta pública sobre os Dados Abertos que o ON pretende disponibilizar à sociedade, no biênio maio/2025 a maio/2027. Podem participar da consulta tanto os funcionários e colaboradores do ON quanto o público geral.
O objetivo é determinar o interesse da sociedade nas diversas bases de Dados Abertos que a instituição pode disponibilizar e o seu grau de relevância para o cidadão.
Dados Abertos são dados e informações públicas geradas ou mantidas pelo governo, que são compartilhadas e disseminadas na Web seguindo critérios e padrões técnicos de formatação que possibilitam a sua reutilização e o desenvolvimento de aplicativos por toda a sociedade.
Os dados abertos visam, entre outras coisas, contribuir para o estímulo ao controle social, evidenciar resultados diretos e efetivos dos serviços públicos, fomentar o desenvolvimento sustentável e o surgimento de novos negócios, bem como atender às demandas da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Esta consulta é realizada de acordo com o disposto no §1º do art. 1º das Normas sobre Elaboração e Publicação de Planos de Dados Abertos, instruída pela Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017.
A consulta pública ficará disponível até o dia 30 de abril de 2025.
Os cidadãos podem selecionar até 5 (cinco) entre as 35 opções de bases ou conjuntos de dados disponíveis.
A lista inclui informações sobre recursos humanos da instituição, atividades finalísticas, atividades administrativas, ações de comunicação e popularização da ciência, dados sobre gestão de TI e dados científicos
Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnXi_k7n0PJkBXgNFJCb_O5axQUrxpCmaQg2PrMnKTPdgUlg/viewform