Notícias
Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI/ON) estará de portas abertas na SNCT 2025
O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), localizado no município de Itacuruba (PE), promoverá atividades no âmbito da 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 20 a 26 de outubro de 2025. O OASI é operado pelo Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Em quase 15 anos de operação, o OASI promove e participa de eventos de divulgação científica na região Nordeste e integra a programação anual da SNCT com atividades que atraem visitantes de diversos municípios.
Neste ano, a programação conta com a parceria do projeto Desvendando o Céu Austral/UFRPE e da Secretaria de Educação de Itacuruba. Serão realizadas palestras, oficinas e sessões de observação do céu para professores e estudantes do município que culminarão com a visita ao OASI, onde serão recebidos por pesquisadores do ON.
Além das atividades organizadas no município, o OASI estará aberto no dia 24 de outubro para visitação de escolas, institutos federais, universidades da região e demais interessados. O evento de portas abertas ocorrerá das 10h às 20h e não exige inscrição prévia.
O público poderá conhecer o segundo maior telescópio instalado em solo brasileiro e o trabalho de pesquisa sobre asteroides realizado pelo ON.
Visite a página do OASI.
SNCT chega à 22ª edição
A SNTC é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Criada em 2004, neste ano tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.
O evento é coordenado nacionalmente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI através de seu Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica.
A organização da Semana também conta com a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à ciência e tecnologia.
Visite a página da SNCT.