Notícias
Ministra Luciana Santos visita Observatório Nacional para inauguração de laboratório e encontro com novos servidores
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou o Observatório Nacional (ON/MCTI) na terça-feira, 10 de fevereiro.
“O Observatório Nacional é uma das mais longevas instituições científicas do país, e aqui é inconteste a pesquisa de excelência que essa instituição pratica em assuntos tão disruptivos, que vão da geofísica, da astronomia, da popularização da ciência, e da metrologia do tempo”, declarou a ministra.
A primeira etapa da visita da ministra foi a inauguração do Laboratório Integrado de Petrofísica e Geomecânica do Observatório Nacional. A ministra participou do descerramento da placa do laboratório junto com o diretor do ON, Dr. Jailson Souza de Alcaniz, com o responsável pelo laboratório, o Tecnologista Sênior Dr. Giovanni Stael, e com o gestor da Coordenação de Geofísica, Dr. Fábio Vieira.
Em seguida, na área externa da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira (DISHO), a ministra teve uma interação com servidores e colaboradores do ON. “Vocês fazem parte dessa nata da inteligência brasileira, e queremos que as brasileiras e brasileiros se interessem cada vez mais pelo conhecimento, que procurem entender os fenômenos que os cercam. Isso também é liberdade. Nós somos tanto mais livres quanto conhecemos os fenômenos que nos cercam e interferimos neles para transformar a realidade para melhor”.

“Neste ambiente internacional de múltiplas crises, a soberania ganhou ainda muito mais relevância. Se historicamente a dependência sempre foi nefasta, ela agora ganha ainda mais relevo. Não há como sermos um país soberano sem domínio tecnológico, sem superar nossas vulnerabilidades”, declarou a ministra.
Boa parte dos servidores que ouviam a fala da ministra entrou para o ON em dois concursos realizados desde 2023. Um foi realizado pelo próprio ON, para pesquisadores, e outro foi o Concurso Nacional Unificado, com vagas para Analistas em Ciência e Tecnologia. O diretor do ON, Dr. Jailson Souza de Alcaniz, agradeceu à ministra a possibilidade de ter novos servidores: “Em 2023, logo assim que o presidente Lula assumiu e a ministra Luciana assumiu o MCTI, tivemos a muito agradável surpresa do concurso. Hoje temos aqui várias pessoas novas, que dão fôlego à instituição. Então, o nosso convite para a senhora vir, é para agradecer a sensibilidade do MCTI”, declarou.