Notícias
Hidrogênio natural promete dar um novo gás para a transição energética
O hidrogênio natural tem o potencial de ser uma fonte de energia limpa que a Terra produz de forma contínua a partir de processos geológicos. Por isso, para desenvolver um projeto inédito, o Observatório Nacional, unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), acaba de adquirir um conjunto de sistemas sísmicos Mini e Nimble, da STRYDE, que vai permitir a realização de levantamentos geofísicos de alta resolução, com foco na investigação do potencial brasileiro em fontes de energia limpa.
Por meio desses sistemas, o ON obterá imagens sísmicas de alta resolução mais detalhadas e indispensáveis para entender onde possivelmente o hidrogênio natural se acumula. Fáceis de transportar e operar, esses sistemas reduzem também o tempo de trabalho e permitem manter diversos projetos de grande escala.
Assim, diante de toda essa promessa que é o hidrogênio natural, nesta quarta-feira o Ciência no Rádio conversa com o pesquisador em Geofísica do ON Dr. Artur Benevides. Ele nos explicará por que o hidrogênio natural – também chamado de geológico ou branco – recebe toda essa atenção do ON e por que promete ser uma guinada na transição energética.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 03 de setembro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.