Notícias
Fusão de duas galáxias ajuda a prever como será o futuro da Via Láctea
As galáxias NGC 5713 e NGC 5719 ficam a uma distância colossal da Via Láctea mesmo para o padrão astronômico, mas dão indícios de como será o nosso futuro. Caso as previsões se confirmem, a Via Láctea vai se fundir com a galáxia Andrômeda em uma verdadeira dança cósmica que terá galáxias anãs como participantes. Esse futuro, no entanto, é igualmente distante: 2,5 bilhões de anos.
Essa dança cósmica é a conclusão de uma recente pesquisa publicada pela astrofísica Sarah Sweet, que coordena um projeto que reúne cientistas da Universidade Nacional Australiana e de outras instituições.
Mas, se o Universo é tão grande e tem características tão discrepantes, como é possível se basear em duas galáxias tão distantes da nossa para prever o que acontecerá por aqui? Aliás, como é possível fazer uma previsão para bilhões de anos?
Para responder a essas e outras perguntas, o Ciência no Rádio do dia 23 de setembro convida o pesquisador do Observatório Nacional Dr. Leandro Beraldo e Silva. Especialista em dinâmica galáctica, Leandro é Bacharel em Física com Habilitação em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Física pela USP e doutor em ciências USP. Fez pós-doutorado no Steward Observatory (University of Arizona, EUA), na University of Michigan (EUA), na University of Central Lancashire (Inglaterra) e na USP. Em 2025 se juntou ao ON, que é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 24 de setembro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.