Notícias
Estudos com minerais magnéticos trazem novas pistas sobre o passado da Terra
Esta edição do programa Ciência no Rádio, parceria entre o Observatório Nacional e a Rádio MEC, vai falar sobre uma pesquisa que explora o magnetismo oculto em cavernas para entender melhor as mudanças no campo magnético da Terra.
O entrevistado é o Dr. Plínio Francisco Jaqueto, pesquisador em Geofísica do ON. Plínio possui graduação em Geofísica, mestrado e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em magnetismo de rochas, sistema cársticos, registros em espeleotemas e em rochas sedimentares.
O pesquisador atua principalmente com a evolução do campo magnético da Terra para os últimos milhares de anos, e utiliza técnicas microscópicas e estatísticas para estudos de magnetismo ambiental, magnetismo de rochas e registros paleoclimáticos do quaternário.
Durante a entrevista, o cientista explicará como sua pesquisa revela informações importantes sobre mudanças ambientais no passado geológico, contribuindo para uma melhor compreensão do comportamento do campo magnético terrestre. Um dos pontos abordados é a Anomalia Magnética do Atlântico Sul — região onde o campo magnético é particularmente fraco e que afeta até o funcionamento de satélites.
O pesquisador também detalhar´s os próximos passos do estudo, que envolvem aprofundar as análises em cavernas brasileiras e desenvolver novas metodologias com base em técnicas microscópicas e estatísticas avançadas.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em maio de 2021, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de WhatsApp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 09 de Abril, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.