Notícias
Colaboração científica entre Brasil e Turquia investiga rocha vulcânica rara
O Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), firmou uma colaboração científica com a Universidade Çanakkale Onsekiz Mart, localizada em Çanakkale, no oeste da Turquia, no âmbito do doutorado sanduíche PDSE (Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior) da CAPES do discente da Divisão de Geofísica do ON, MSc. Lucca Martins Franco.
O estudante é orientado pelo Dr. Emanuele Francesco La Terra, pesquisador do ON, e está sob a supervisão do Dr. Emin Uğur Ulugergerli, docente da Faculdade de Geofísica da universidade turca.
Pesquisa de doutorado sanduíche investiga rocha vulcânica rara e fortalece cooperação entre o Observatório Nacional e a Universidade Çanakkale Onsekiz Mart
Atualmente em andamento, a pesquisa conjunta entre as duas instituições tem como objetivo principal realizar a caracterização tridimensional em subsuperfície de uma ocorrência de Kamafugito.
O Kamafugito é uma rocha muito rara, de origem vulcânica, constituída predominantemente de minerais ricos em potássio e com altos teores de cálcio e fósforo. Quando transformada em pó de rocha, após o processamento mecânico, torna-se uma ótima fonte de macronutrientes que são amplamente utilizados na agricultura. No Brasil, a ocorrência dessas rochas está localizada na Província do Alto Paranaíba, no oeste do estado de Minas Gerais. Além do Brasil, a rocha só foi encontrada em apenas outros três países.
O processo de caracterização da rocha envolve a aplicação de técnicas avançadas de processamento e análise de ruído, bem como a inversão 2D e 3D de dados audiomagnetotelúricos (AMT) coletados na região do Alto Paranaíba. Esses métodos geofísicos ajudam a identificar a rocha e fornecer seus limites.
A colaboração também conta com a participação da Dra. Liliane Paiva Panetto, pós-doutoranda do ON e coorientadora de Lucca Martins Franco. A pesquisadora esteve na Turquia compartilhando seu conhecimento técnico-científico e auxiliando na etapa da análise da série temporal.
O Dr. Emin Ulugergerli, especialista no desenvolvimento de softwares para processamento e inversão de dados eletromagnéticos, está focado na criação de soluções eficientes para a filtragem de séries temporais ruidosas, otimizando os dados coletados em campo. O objetivo é reduzir o nível de desajuste nos dados e gerar modelos de subsuperfície mais precisos.
Para o doutorando, a experiência tem sido enriquecedora tanto no aspecto acadêmico quanto no cultural:
“Este projeto de colaboração me ajudou a aprimorar a qualidade das informações que serão apresentadas em minha tese de doutorado, além de possibilitar o contato com novas técnicas de análise e tratamento de dados eletromagnéticos, sob supervisão do professor Emin Ulugergerli. Pessoalmente, tive a oportunidade de conhecer a Turquia, um país culturalmente muito rico, com costumes e locais completamente diferentes do que estou habituado. Considero esta imersão cultural tão importante quanto a pesquisa em si.”
Vale destacar que o Dr. Emin Ulugergerli já colaborou com o Observatório Nacional em diversos projetos do grupo de geofísica aplicada entre 1996 e 2010. Os resultados da atual parceria deverão ser publicados em periódicos científicos internacionais indexados e incorporados à tese de doutorado de Lucca Martins Franco.
Dra. Liliane, Dr. Emin Ulugergerli e MSc. Lucca Franco