Notícias
Cientistas fazem descoberta revolucionária sobre sistemas estelares
Uma recente descoberta promete revolucionar o estudo da astronomia. Pela primeira vez, encontrou-se um sistema estelar quádruplo, formado por duas anãs marrons e duas anãs vermelhas, localizadas a 82 anos-luz da Terra. O que impressiona os cientistas é a hierarquia entre essas quatro anãs, pois é essencial para que a órbita delas permaneça estável por muito tempo.
Para falar mais sobre esse assunto, conversamos com o doutor Felipe Navarete, pesquisador do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI). Ele liderou os trabalhos de observação que foram essenciais para conhecer os componentes desse raríssimo sistema estelar, o UPM J1040−3551 AabBab.
Nesse episódio, o pesquisador explica o que é uma anã marrom e uma anã vermelha. Também descreve as principais características do raro sistema quádruplo que elas formam, como temperatura, distância e composição. Em seguida, o cientista conta por que essa descoberta é tão revolucionária para o estudo dos sistemas estelares. E por fim ele faz uma previsão de quais serão os impactos dessa descoberta para a astronomia e para a ciência como um todo.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 09 de Julho, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.