Notícias
Ciência no Rádio explica como o estudo de asteroides próximos à Terra ajuda a protegê-la
Um estudo internacional liderado pelo astrônomo Mestre Weslley Pereira, doutorando no Observatório Nacional (ON/MCTI), apresenta uma caracterização física detalhada de asteroides próximos da Terra, a partir de observações realizadas no Brasil e na Argentina.
Além do valor científico, esse tipo de estudo tem relevância direta para a defesa planetária, que é uma área dedicada à avaliação e mitigação de possíveis riscos de impacto de asteroides com a Terra.
Conhecer a forma e a composição de um asteroide é essencial para qualquer estratégia futura de desvio ou mitigação em relação a asteroides.
O que torna o trabalho do Weslley ainda mais interessante é que um dos telescópios usados para observar os asteroides fica no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em Pernambuco. O OASI é gerido pelo Observatório Nacional e completa 15 anos em 2026.
Diante da importância desse assunto, o Ciência no Rádio desta quarta-feira (11) recebe o Mestre Weslley Pereira, para que ele nos fale sobre o estudo dos asteroides próximos à Terra. Ele nos falará também sobre a importância do OASI para este e outros trabalhos.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São quase 500 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Não perca! Na 4ª feira, dia 11 de fevereiro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.