Notícias
Ciência no Rádio conta quando observar as chuvas de meteoro em 2026
Há menos de uma semana, os céus do Brasil estavam sendo iluminados pelos fogos de artifício, um espetáculo que infelizmente só vai se repetir daqui a quase um ano.
Até lá, caberá às chuvas de meteoro enfeitar os céus do Brasil. Elas são várias ao longo do ano, mas exigem muito mais paciência do observador do que a contagem regressiva para os fogos da virada do ano.
Isso porque, além de muito discretas, as chuvas de meteoros não têm hora marcada para ocorrer, mas apenas dias aproximados. Além disso, a visibilidade varia de lugar para lugar e é, literalmente, "de lua", pois a luz desse satélite atrapalha se estiver forte.
Diante de toda a complexidade das chuvas de meteoros, será sobre elas o primeiro Ciência no Rádio de 2026, às 7h10min desta quarta-feira, 7 de janeiro. O entrevistado é o Doutor Marcelo de Cicco, parceiro de longa data do Observatório Nacional (ON/MCTI).
O Doutor Marcelo é coordenador do Exoss, um projeto de observação de meteoros que tem vários colaboradores no Brasil.
O especialista explicará o que é uma chuva de meteoros, quais são as mais visíveis e quando as observar. Além disso, ele contará como se tornar um colaborador do Projeto Exoss. Até com a câmera de vigilância de casa é possível fazer boas imagens, de acordo com o entrevistado.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São quase 500 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Não perca! Na 4ª feira, dia 7 de janeiro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.