Notícias
(re)CONEXÕES Paraíba fortalece o diálogo sobre políticas museais e integração institucional
Nos dias 1º e 2 de outubro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) participou, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do I Fórum de Museus da UFPB e da etapa paraibana do Programa (re)CONEXÕES. Os encontros reuniram gestores públicos, pesquisadores, profissionais de museus e representantes de instituições culturais para discutir a reestruturação das políticas museais e o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
O segundo dia de atividades marcou o ponto alto do evento, com a realização do (re)CONEXÕES Paraíba. Pela manhã, as discussões se concentraram na reestruturação do SBM e no papel estratégico das universidades na consolidação das políticas públicas de museus. À tarde, uma reunião interinstitucional reuniu representantes da UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e outras entidades, para alinhamento de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento do campo museal paraibano.
As atividades contaram com a presença de Carolina Gelmini, diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram, que também conduziu, no dia anterior, a oficina “Planos Museológicos”, e do técnico Átila Tolentino, que participou da roda de conversa sobre Educação Museal. O evento teve ainda a colaboração de especialistas como Adriana Mortara (UFMG), Alexandre Santos (UFPB) e Maíra Dias (UFPB).
A programação mesclou momentos de formação, troca de experiências e manifestações culturais, como a apresentação do grupo Caracois, na Praça das Artes. O encerramento foi marcado por uma roda de conversa sobre Educação Museal, que destacou a importância da participação social e da transversalidade das práticas educativas nos museus.
Realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação de Extensão Cultural (Coex), o Fórum e o (re)CONEXÕES Paraíba contaram com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPB).
O (re)CONEXÕES segue ampliando sua presença pelo país, fortalecendo o diálogo federativo e a construção participativa de políticas públicas voltadas aos museus brasileiros.