Notícias
Ibram retoma o (re)CONEXÕES, com evento no Pará
Na última segunda-feira (12), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizou, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) do Pará, a primeira edição do programa (re)CONEXÕES de 2025, em Belém/PA.
A cerimônia contou com a presença de representantes de diversas instituições culturais e foi realizada ao início da 23ª Semana Nacional de Museus (SNM), cuja programação permanecerá até o próximo domingo (18), com entrada gratuita em museus.
Durante o evento, as representantes do Ibram apresentaram como será feito o monitoramento do Plano Nacional Setorial de Museus 2025, além da apresentação de relatórios e formação de Grupos de Trabalho.
Estiveram presentes no evento a presidenta do Ibram, Fernanda Castro; a coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Pará, Telma Saraiva; o secretário de Estado de Cultura do Pará em exercício, Bruno Chagas; a conselheira do Comitê do Programa Ponto de Memória e membra do Fórum de Museus da Amazônia, Maria das Graças Santana; e a pesquisadora Dayseane Ferraz, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Sobre o (re)CONEXÕES
Lançado em janeiro do ano passado, o Programa (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram ainda em 2012.
Nesta edição de 2025, o Programa promoverá o debate sobre três importantes iniciativas: reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus e seu Comitê Gestor, implantação do Sistema de Participação Social do Ibram, e normatização do Fórum Nacional de Museus.
O objetivo é realizar uma nova temporada de encontros em todas as regiões do país, a fim de ouvir o setor e reunir contribuições para a elaboração dos instrumentos de implantação dessas ações.
Texto: Bruna Teixeira Rodrigues (estagiária de Jornalismo da Coordenação de Comunicação)