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Projeto do governo proíbe expansão da cana no Pantanal e na Amazônia

Zoneamento Agroecológico vai ordenar a produção agrícola de forma sustentável
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Publicado em 18/09/2009 00h00 Atualizado em 17/09/2009 00h00

Suelene Gusmão

O governo federal lançou nesta quinta-feira (17/9) o Zoneamento Agroecológico (ZAE) da Cana-de-Açúcar, que vai ordenar a expansão da produção agrícola e garantir a atividade sustentável por muito tempo com salvaguardas socioambientais.

O conjunto de normas regulamentando a expansão do plantio da cana-de-açúcar será enviado ao Congresso Nacional na forma de projeto de lei. Ele também prevê um calendário para a redução gradual, até 2017, de queimada da cana-de-açúcar em áreas onde a colheita é mecanizada e proíbe o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, no Pantanal, na Bacia do Alto Paraguai (BAP) e em áreas com cobertura vegetal nativa.

A previsão brasileira é dobrar, até 2017, os atuais sete milhões de hectares de área plantada de cana- -de-açúcar. Para os novos sete milhões de hectares a serem incorporados, o ZAE da cana servirá como garantia de aceitação do etanol brasileiro no mercado internacional. A internalização da questão ambiental no processo de zoneamento da cana agirá como fator diferencial em favor do produto brasileiro. Será como um selo verde para o álcool nacional.

Durante o lançamento, feito pelo presidente Lula na manhã desta quinta-feira na Embrapa Sede, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, considerou o ZAE um plano impecável, porque ele vai criar empregos com a preservação dos biomas.

"Teremos um etanol 100% verde", disse. Segundo o ministro, o zoneamento da cana-de-açúcar não é bom só para firmar o etanol brasileiro no mercado internacional, "ele é bom para o Brasil".

Uma outra qualidade destacada pelo ministro é que com o plano não haverá nenhum centavo de carestia alimentar. "Vamos provar para o mundo que é possível gerar combustível sem desmatamento, sem queimada e sem poluição", garantiu.

O ministro do Meio Ambiente comemorou o projeto afirmando que não vai haver nenhuma nova usina na Amazônia ou no Pantanal.

"Há prazo para acabar com as queimadas da cana-de-açúcar; para não jogar mais vinhoto nos rios e para aproveitar para transformá-lo em biogás e biofertilizantes, além do beneficiamento da palha da cana para fazer energia renovável. E mais: não haverá invasão de área de produção de alimentos. Nosso etanol será verde, não vai agredir os biomas, nem vai substituir a produção de alimentos".

Além do projeto de lei a ser enviado ao Congresso Nacional, o presidente Lula assinou na solenidade Decreto que orienta o Conselho Monetário Nacional (CMN) a estabelecer novas condições, critérios e vedações para o crédito rural e agroindustrial.

A regulamentação do ZAE Cana ainda terá que ser aprovada pelo Congresso Nacional. Junto com o projeto de lei, o presidente também assinou um decreto que orienta o Conselho Monetário Nacional (CMN) a estabelecer novas condições, critérios e vedações para o crédito rural e agroindustrial.

O ZAE é um dos estudos mais profundos do mundo e o mais estruturado no País do ponto de vista social, ambiental e econômico, avaliou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

De acordo com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, com o ZAE da Cana-de-Açúcar o Brasil reafirma a importância do planejamento, da condução estratégica em seu desenvolvimento. "Podemos nos tornar uma potência energética, que respeita a biodiversidade".

Ganhos ambientais - A expansão de áreas para produção de etanol, com os critérios adotados, transforma o projeto de expansão de áreas para o plantio de cana-de-açúcar em uma grande contribuição do Brasil para o mundo no que diz respeito à produção de energia limpa. Isso porque o projeto foi elaborado com critérios técnicos, científicos, ambientais e sociais, além de ter sido planejado de forma pactuada e consensuada entre os setores envolvidos, com a coordenação da Casa Civil.

A proteção à biodiversidade e à conservação do solo são apontados como os principais ganhos ambientais do processo do ZAE da cana.

A produção da cana se dará em áreas degradadas, principalmente em estados como Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os cultivos de cana, já em curso, e também as expansões já programadas, mesmo na Amazônia, no Pantanal e na Bacia do Alto Paraguai não serão proibidos.

A proibição de novas plantações na Bacia do Alto Paraguai, onde estão localizados os mananciais hídricos que inundam a planície pantaneira, também se deu por consenso. Governo, ambientalistas e o setor sucroalcooleiro optaram por não colocar em risco a aceitação do álcool brasileiro em mercados internacionais, por conta de uma expansão de cerca de 250 mil hectares. Hoje na BAP se planta cana. A proibição expressa no ZAE foi necessária em função dos riscos à contaminação dos rios e aquíferos lá localizados.

A Bacia do Alto Paraguai é considerado um ecossistema frágil e de vital importância para o processo de inundação da planície pantaneira. Resolução do Conama de 1985 e uma lei estadual do Mato Grosso do Sul protegem a região. Mas mesmo com a exclusão da BAP, os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm uma área apta ao plantio de quase 20 milhões de hectares.

Veja também:

  • Vídeo institucional apresentado durante evento de lançamento em Brasília

  • Publicação - Expandir a produção, preservar a vida, garantir o futuro
  • Mapas - Brasil, Estados e Distrito Federal

  • Projeto de Lei que dispõe sobre o cultivo sustentável da cana-de-açúcar destinada à produção de açúcar, etanol e demais biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
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    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
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