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INTEGRIDADE PÚBLICA

MMA recebe certificação da CGU por alcançar nível 3 em avaliação de integridade pública

Reconhecimento ocorreu durante o evento “Fortalecendo a Integridade em Tempos de COP30”, que contou com a participação da secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flávia de Senna Franco
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Publicado em 15/10/2025 11h55
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Iniciativa também promoveu um espaço de troca de experiências, boas práticas e de incentivo à cooperação - Foto: Fernando Donasci

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) recebeu, na última sexta-feira (10/10), certificação da Controladoria-Geral da União (CGU) em reconhecimento ao alcance do Nível 3 – Pleno na avaliação de integridade realizada pelo órgão. A entrega ocorreu durante o encontro “Fortalecendo a Integridade em Tempos de COP30”, em Brasília (DF), com a presença da secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flávia de Senna Franco. O evento debateu os desafios na integração de práticas de integridade no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).  

O resultado da avaliação conduzida pela Secretaria de Integridade Pública da CGU foi divulgado em agosto. O ministério atingiu 100% de implantação dos macroprocessos dos níveis 2 e 3, relativos à padronização e integração das práticas de integridade. Saiba mais aqui 

O ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, em mensagem de vídeo, ressaltou o trabalho da pasta e afirmou que o resultado é um “marco importante” para a gestão. “Ele indica que o MMA já possui estruturas padronizadas e integradas para a gestão da integridade, posicionando o ministério entre as referências da Administração Pública Federal”, pontuou. 

Na ocasião, Anna Flávia de Senna destacou o compromisso do ministério com a consolidação do sistema de integridade. “O reconhecimento representa mais uma responsabilidade e um grande incentivo para que o MMA continue evoluindo na organização de suas estruturas padronizadas e integradas de gestão, com processos consolidados de prevenção, detecção e remediação de riscos éticos”.  

Ela reconheceu ainda os avanços institucionais na promoção da integridade pública na agenda ambiental e climática. “Relacionar o fortalecimento da integridade com a pauta climática da COP30 é um reconhecimento do papel da integridade no enfrentamento dos grandes desafios nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade ambiental e à justiça climática”, comentou. 

Ao enfatizar os esforços do MMA, a secretária-executiva adjunta citou o Balanço Ético Global (BEG), uma das principais maneiras pelas quais a sociedade pode se engajar na COP30. Liderado pelo presidente Lula e o secretário-geral da ONU, António Gutérres, o BEG propõe uma reflexão, a partir da ética e da cultura, sobre até onde avançamos e as ações que ainda precisam ser realizadas para que o planeta não ultrapasse a marca de 1,5ºC de aquecimento médio em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial, principal meta do Acordo de Paris. 

No MMA, a gestão da integridade é coordenada pela Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), que exerce a função de Unidade Setorial de Integridade (USI), com diretrizes consolidadas no "Programa Ambiente Íntegro", instituído por meio da Portaria GM/MMA nº 896/2023. A estrutura conta ainda com o apoio do Comitê Permanente de Gestão da Integridade (CGI) e da Rede de Integridade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Rimma), que reúne representantes da pasta e suas unidades vinculadas.  

O encontro reuniu órgãos e entidades que integram o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai), com o objetivo de fortalecer as Assessorias de Integridade na aplicação do Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP). A iniciativa também promoveu um espaço de troca de experiências, boas práticas e de incentivo à cooperação. 

Na avaliação do chefe da AECI do MMA, Humberto Luciano Schloegl, o reconhecimento é fruto da consolidação de um modelo institucional baseado em critérios técnicos. “O reconhecimento da CGU é resultado de um trabalho coletivo e de longo prazo, com base em dados e evidências. O objetivo agora é alcançar o Nível 5 de Maturidade”, salientou. “Já iniciamos a construção do Plano de Integridade para o ciclo 2026–2027, com uma nova metodologia de gestão de riscos. Esta metodologia se baseia em um mapeamento rigoroso de lacunas em diversas fontes de informação”, completou. 

Integração  

O encontro também foi marcado pelo compromisso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ) em alcançar o Nível 3 Pleno na avaliação. O acordo firmado estabelece metas para aprimorar a gestão da integridade e fortalecer a sustentabilidade na administração pública. 

Para o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a integridade é um valor que precisa permear toda a gestão ambiental. “Essa é uma agenda que reforça a credibilidade institucional e o compromisso com a sociedade”.  

O avanço das estruturas de integridade foi enfatizado pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires. “Fortalecer os mecanismos de integridade é essencial para que as nossas ações de conservação e fiscalização sejam sustentáveis e reconhecidas pela sociedade”. 

Já o presidente substituto do Jardim Botânico, Eliezer Nunes, salientou a importância da cooperação entre os órgãos. “A integridade é um instrumento de fortalecimento institucional e de integração das nossas ações no campo da pesquisa e da gestão ambiental”. 

Também participaram do evento a secretária-executiva da CGU, Eveline Martins Brito, e a secretária de Integridade Pública do órgão, Patrícia Álvares de Azevedo Oliveira.  

Assista ao evento na íntegra aqui

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Meio Ambiente e Clima
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
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    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
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    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
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