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Participação do Brasil na COP BRS em Genebra

Controle de poluentes avança em tripla COP em Genebra

Com mais de 180 países, Conferência das Convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo lista novos poluentes e propõe ação para proteger a saúde e meio ambiente
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Publicado em 10/06/2025 10h05 Atualizado em 10/06/2025 10h44
Delegação do Brasil na COP BRS - Divulgação MMA

Após duas semanas de intensas negociações, a tripla COP das Convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo encerrou com decisões importantes para a gestão de substâncias químicas, resíduos e controle de agrotóxicos no Brasil e no mundo.

Na Convenção de Estocolmo, os países concordaram em listar três novos Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) para eliminação total em até cinco anos: os ácidos perfluorocarboxílicos de cadeia longa (LCPFAs e relacionados), as Parafinas Cloradas médias, além do agrotóxico clorpirifós. 

Os LCPFAs são compostos químicos utilizados na impermeabilização de tecidos, papeis e embalagens, além de espumas de combate a incêndio, ceras, polidores e produtos de limpeza industrial. Já as Parafinas Cloradas médias podem ser encontradas em produtos de origem industrial, como o cloreto de polivinila (PVC), tintas e selantes. 

Utilizado para o controle de gafanhotos e cupins na agricultura, o agrotóxico clorpirifós é frequentemente relacionado a efeitos adversos no sistema nervoso. No Brasil, 53 produtos formulados com essa substância estão em reavaliação pela Anvisa, segundo o Secretário de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf.

Controle de fentiona e carbossulfano

Na Convenção de Roterdã, outros dois avanços foram alcançados: os agrotóxicos carbosulfano e fentiona foram incluídos no Anexo III, que aumenta o seu controle e os sujeita ao procedimento de Consentimento Prévio Informado (PIC), visando capacitar os países-parte a tomarem decisões informadas sobre sua futura importação.

O carbossulfano possui três agrotóxicos registrados no Brasil para uso em culturas como algodão, milho, soja, eucalipto e cana-de-açúcar, sendo classificado pelo Ibama como Muito Perigoso ao Meio Ambiente (Classe II). É altamente dispersível no solo, tóxico para microcrustáceos e peixes, com alto poder de bioacumulação e grande impacto neurológico em crianças e gestantes.

Já a fentiona é um produto químico utilizado em alguns países africanos para controlar aves Quelea, que podem destruir campos inteiros de lavouras de grãos como milho e arroz. Embora ajude a proteger os alimentos, pode prejudicar outras aves, animais e pessoas se não for gerenciado adequadamente.

Avanço na gestão ambientalmente adequada de resíduos

Na Convenção de Basileia, houve consenso para a atualização do Anexo IV, sobre a definição de resíduos sob a ótica da Convenção. Também foram discutidos aprimoramentos no conceito de Procedimento de Consentimento Prévio Informado (PIC), um mecanismo para obter e divulgar formalmente as decisões dos países importadores sobre o desejo de receber futuras remessas.

Uma nova área de trabalho foi lançada sobre têxteis usados e resíduos têxteis, explorando o impacto de tal comércio e os desafios enfrentados pelos países-parte, com o objetivo de preparar recomendações sobre possíveis opções oferecidas pela Convenção para abordar esses desafios.

A Convenção também concordou com várias diretrizes técnicas sobre a gestão ambientalmente adequada de resíduos-chave, incluindo diretrizes técnicas sobre resíduos de UV-328, um produto químico persistente usado em plásticos e por várias indústrias para proteger materiais da degradação causada pela radiação UV. 

Impactos das decisões no Brasil

Segundo o Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, as decisões alcançadas na tripla COP sinalizam um avanço importante para o Brasil na implementação de ações por maior segurança química. 

“Essas decisões representam um avanço significativo para um maior controle sobre agrotóxicos perigosos e para a gestão adequada de substâncias químicas, sendo uma importante vitória, especialmente para o Brasil, na busca por um ambiente mais seguro e saudável”, destacou o secretário.

As Convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo

Também conhecidas pela sigla BRS, as convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo são acordos ambientais multilaterais que compartilham o objetivo comum de proteger a saúde humana e o meio ambiente de produtos químicos e resíduos perigosos.

A Convenção da Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Descarte é o tratado mais abrangente de resíduos perigosos, sendo aplicado em todo o seu ciclo de vida, desde a produção e o transporte até o uso final e o descarte.

Já a Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado para determinados Produtos Químicos e Agrotóxicos Perigosos no Comércio Internacional, oferece aos países uma primeira linha de defesa contra poluentes, permitindo que os países decidam se desejam importar produtos químicos e pesticidas perigosos listados nessa Convenção.

A Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, por sua vez, é um tratado global para proteger a saúde humana e o meio ambiente de produtos químicos altamente perigosos e duradouros, restringindo e, por fim, eliminando sua produção, uso, comércio, liberação e armazenamento. 

O Projeto PCB Responsável

O Projeto de Destruição Ambientalmente Adequada de PCB no Brasil, conhecido como Projeto PCB Responsável, busca apoiar o país na eliminação de equipamentos contaminados com bifenilas policloradas (PCBs), também conhecidas como “Ascarel”, em cumprimento à Convenção de Estocolmo. 

A iniciativa é executada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). 

 

Meio Ambiente e Clima
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
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    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
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