Famílias Fortes

O que é o Famílias Fortes?

Diversos estudos têm demonstrado que a melhora na qualidade das relações familiares, a partir do treinamento de habilidades parentais e socioemocionais, favorece o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes prevenindo comportamentos de risco tais como o consumo de álcool e drogas, o abandono escolar, o envolvimento com violência, a iniciação sexual precoce e a gravidez na adolescência. 

Neste contexto, foi desenvolvido o Programa Famílias Fortes, uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos. 

Na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz. Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como, ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros. 

Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam independentemente, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família. 

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual, que detalha todas as atividades e o tempo de cada uma, e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. 


Objetivos

O objetivo geral é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.  

 

Os objetivos específicos são: 

  • Ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. 

  • Mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos. 

  • Ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz. 

  • Orientar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais. 

  • Ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos. 

  • Promover uma expectativa de futuro aos jovens. 

Quem é envolvido? 


Para a implementação do Programa Famílias Fortes a Secretaria Nacional da Família estabelece parcerias com municípios, Organizações da Sociedade Civil e Instituições Federais. 


O que é necessário para a implementação? 

  • Formação dos articuladores e facilitadores que irão atuar no Famílias Fortes (curso EAD disponibilizado pela Secretaria Nacional da Família no AVAMEC); 

  • Material didático: Manuais dos Facilitadores, Caderno de Atividades dos Pais, Caderno de Atividades dos FilhosKit com cartazes e cartões (disponibilizado pela Secretaria Nacional da Família); 

  • Articulador local responsável pela supervisão da execução e pelo preenchimento dos formulários e relatórios de monitoramento do Famílias Fortes; 

  • Facilitadores: de 3 a 5 profissionais (preferencialmente das áreas de assistência social, educação ou saúde) com disponibilidade de 5 horas semanais para aplicar a metodologia com um grupo de até 15 famílias; 

  • Cuidador: 1 profissional com disponibilidade de 2 horas semanais para cuidar dos filhos menores de 10 anos durante a realização dos encontros; 

  • Duas salas equipadas com TV ou projetor para os encontros e um espaço para as crianças menores de 10 anos; 

  • Lanche no intervalo dos encontros; 

  • Material de papelaria; 

  • Divulgação da iniciativa na comunidade local. 

Qual o custo? 

Além dos equipamentos e dos profissionais, a aplicação de cada ciclo (7 encontros com um grupo de 15 famílias) tem um custo de aproximadamente 3 mil reais para a oferta de lanche e de material de papelaria. 

Tempo de duração 

Cada ciclo de 7 encontros tem duração aproximada de 2 meses, pois é realizado um encontro por semana para cada grupo de famílias. O tempo de duração do acordo e o número de ciclos é definido no instrumento de formalização da parceria. 

Ato Normativo  

Decreto 10.174 de 13 de dezembro de 2019.


Acesse os arquivos:

Manual do Facilitador: Introdução

Manual do Facilitador: Pais

Manual do Facilitador: Filhos

Manual do Facilitador: Família

Caderno de Atividades Pais e Responsáveis

Caderno de Atividades dos Filhos

Vídeos

A metodologia do Famílias Fortes apresenta vídeos com situações familiares para que os pais ou responsáveis pelo adolescente reflitam e debatam sobre essas situações. Há também cenas que mostram aos adolescentes como lidar com a pressão dos amigos.


Famílias Fortes - Pais - Encontro 1


Famílias Fortes - Pais - Encontro 2


 Famílias Fortes - Pais - Encontro 3


Famílias Fortes - Pais - Encontro 4


Famílias Fortes - Pais - Encontro 5 

Famílias Fortes - Pais - Encontro 6


Famílias Fortes - Filhos - Encontro 5 


Famílias Fortes - Filhos - Encontro 6 


Famílias Fortes - Famílias - Encontro 3


Famílias Fortes - Famílias - Encontro 6 


Famílias Fortes - Pais - Acompanhamento 1


Famílias Fortes - Pais - Acompanhamento 2

Famílias Fortes - Pais - Acompanhamento 4


Contato

Departamento de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento da Família – Secretaria Nacional da Família

Setor Bancário Sul, Quadra 01, Bloco C, 10º andar. Edifício Banco do Brasil - Sede II

(61) 2027-3074

defdff@mdh.gov.br

Reportar erro