Abrace o Marajó

Criado pelo Governo Federal em março de 2020, o programa tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico dos 16 municípios que compõem a Ilha do Marajó (PA). As ações são uma resposta estratégica para a recuperação da dignidade humana da população marajoara.

O Marajó possui cerca de 550 mil habitantes. É o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta. Formado por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, tem enorme potencial de desenvolvimento e crescimento, mas, convive historicamente com uma realidade de pobreza e exclusão, refletida nos indicadores do IDHM citados anteriormente.

Sob a coordenação do MMFDH, integram o Comitê Gestor do programa os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, da Economia, da Infraestrutura, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Educação, Cidadania, da Saúde, de Minas e Energia, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Meio Ambiente, do Turismo e do Desenvolvimento Regional e a Controladoria-Geral da União.

Com vistas a alcançar os objetivos do Programa, o Comitê Gestor elaborou o Plano de Ação do Programa Abrace o Marajó 2020-2023. O Plano reúne um conjunto de compromissos concretos voltados para a geração de empregos e promoção da melhoria da dignidade, da educação e da saúde da população da região. Esses compromissos, consubstanciados em projetos, ações e iniciativas, serão executados diretamente pelos parceiros governamentais e não governamentais vinculados ao plano, isto é, por ministérios setoriais da estrutura federal de governo, por instituições do governo estadual e dos municípios, e também por organizações do terceiro setor e da iniciativa privada.

Ao todo, são mais de 110 ações, divididas em quatro eixos:

• Desenvolvimento Social: busca reduzir a vulnerabilidade social e ampliar a entrega de políticas sociais à população marajoara;

• Infraestrutura: o objetivo é incrementar oferta de infraestrutura clássica aos municípios do Marajó;

• Desenvolvimento produtivo: tem como finalidade valorizar o produto regional, verticalizar a produção, melhorar o ambiente de negócios, aumentar a qualidade do produto regional, ampliar mercados e a produtividade local;

• Desenvolvimento institucional: procura fortalecer a capacidade institucional de gestão e governança em políticas públicas com formação e treinamento de servidores e colaboradores.

Confira o plano de ação completo aqui ou acesse o Painel Abrace o Marajó para conhecer todas as ações do Programa.

Contato:
Secretaria-Executiva
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar
(61) 2027-3804
abraceomarajo@mdh.gov.br           
Reportar erro