Qualifica Mulher

Proposto pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Projeto-piloto Qualifica Mulher nasceu para proporcionar às mulheres condições de trabalho digno e oportunidades de projeção econômica e social e o seu bem-estar. O projeto foi instituído por meio de portaria ministerial conta com três eixos: capacitação, empreendedorismo e articulação em rede.

Para saber mais, acesse a portaria ou escreva para qualificamulher@mdh.gov.br.

Atentos aos fatos!

As ações levam em consideração o momento da pandemia e estão voltadas ao aperfeiçoamento de políticas já existentes, bem como, na apresentação de novos caminhos, para maior efetividade de atuação. O objetivo é potencializar os talentos das mulheres para que elas sejam capazes de desenvolver e ingressar no mundo do trabalho, conquistando autonomia financeira e livre de qualquer tipo de violência.

No cenário atual, o Projeto-Piloto Qualifica Mulher tem uma relevância ainda maior, uma vez que a pandemia tem impactado o mundo do trabalho. Vejamos dados do Relatório Mundial sobre Salários 2020-2021 elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT):

  • O documento indicou que a crise ocasionada pela pandemia não afetou de forma igual todos os trabalhadores. As mulheres foram mais prejudicadas do que os homens, tendo em vista que 40% de todas as mulheres empregadas trabalham nos quatro setores mais atingidos: hotelaria, alimentação, comércio e setor manufatureiro.

Redes sociais

Reportar erro